Aberto ao público, velório do apresentador é realizado até as 16h desta quinta-feira
Amigos, familiares e fãs se despedem nesta quinta-feira (10) do cantor, compositor e apresentador de TV Rolando Boldrin, em velório realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até as 16h. O corpo do artista será sepultado no cemitério Gethsêmani Morumbi, na zona oeste da capital, às 17h.
Ao longo de décadas dedicadas à cultura, em especial à música caipira apresentando o programa musical “Sr. Brasil”, Boldrin se consagrou como uma das principais referências da cultura sertaneja no país. A Alesp homenageou o artista e prestou condolências aos familiares, amigos e fãs.
Entre os fãs, estava João Lucas, 73. “Era o programa sertanejo que eu mais gostava. Para mim, ele representa nossa cultura como um grande líder, uma grande pessoa. Espero que nós possamos homenageá-lo à altura do que ele merece e do que ele fez em vida”, disse, após se despedir do ídolo.
Legado de Boldrin
O legado desse artista é o de valorizar e dar visibilidade ao trabalho de artistas que representam a cultura brasileira, mas nem sempre estão no rol do que mais vende ou do que mais faz sucesso midiático. “As pessoas que cantam, escrevem e compõem precisam de espaço e essa foi sempre a luta dele. Espero poder contribuir para que esse trabalho continue de alguma forma”, afirmou a viúva do apresentador, Patrícia Teresa Maia Boldrin.
Além dos fãs, o artista colecionou muitos amigos ao longo de sua vida. Um deles, o historiador Nivaldo Otavani, que é um dos maiores conhecedores da cultura caipira, comentou que foi uma honra ter conhecido e participado de programas ao lado de Boldrin. “Vai deixar uma história linda e é orgulho de nós brasileiros ele ter nascido aqui”, destacou.
A causa da morte foi insuficiência respiratória e renal, segundo a TV Cultura. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein há dois meses. Antes disso, seguia trabalhando e tocando projetos. Ano passado, aos 85 anos, gravou o seu último show.
“Boldrin é insubstituível e, pouco antes de ele ser internado, conversamos sobre projetos e ideias. Ele gravou até uma semana antes”, comentou Enéas Carlos Pereira, vice-presidente executivo da TV Cultura e amigo íntimo. “Estamos preparando uma série de reprises e homenagens ao longo da programação”.
Artista completo
Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra (SP), em 1936, e se definia como “homem de muitos talentos e personalidade”. Foi ator de filmes premiados e de mais de 30 novelas, compositor, cantor, apresentador e grande contador de causos.
Na TV, apresentou os programas Som Brasil, da Rede Globo; Empório Brasileiro, da TV Bandeirantes; Empório Brasil, no SBT; e por fim estava à frente do Sr. Brasil há 17 anos.
O acesso para o velório é exclusivo para pedestres por meio do portão localizado na avenida Pedro Alvares Cabral, 201 na região do parque Ibirapuera em São Paulo