logo
Sergio idealizador do projeto com sua irmã Julia (boneca Emília) - Foto seu arquivo
Sergio idealizador do projeto com sua irmã Julia (boneca Emília) - Foto seu arquivo

Angatuba terá o Centro Cultural Monteiro Lobato, um lugar para viajar na história e encanto do Sítio do Picapau Amarelo

O espaço promete encantar crianças, jovens e adultos com cenários lúdicos, personagens icônicos e atividades culturais para todas as idades....

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

O espaço promete encantar crianças, jovens e adultos com cenários lúdicos, personagens icônicos e atividades culturais para todas as idades.

Sérgio Marciliano, conhecido como Visconde de Angatuba, idealizador do projeto Cultural, um jovem apaixonado pela obra de Monteiro Lobato desde seus 4 anos de idade, época que já colecionava tudo que era do sítio. Hoje ele se tornou um dos principais colecionadores do país do universo do Sítio do Picapau Amarelo. Sua dedicação e amor pela obra do autor o levaram a uma parceria com Cléo Monteiro Lobato, bisneta do escritor, trazendo reconhecimento nacional para seu trabalho. Com apenas 27 anos, Sérgio é um exemplo de como a paixão pela literatura pode transformar vidas e conectar gerações. Neste projeto, juntos, eles buscam preservar e promover a obra de Monteiro Lobato, mantendo viva a magia e o encanto do Sítio do Picapau Amarelo para as futuras gerações.

Morador de Angatuba (SP), Marciliano teve a oportunidade única em participar do evento de lançamento volume especial da obra ‘Reinações de Narizinho’, de Monteiro Lobato. Convidado pela bisneta do autor, o jovem se viu imerso em um universo mágico e encantador, repleto de personagens icônicos como Narizinho, Pedrinho e a boneca Emília. Com sua paixão pela literatura e pela cultura brasileira, se tornou parte dessa celebração especial, honrando a memória e o legado de um dos maiores escritores do nosso país, Monteiro Lobato.

E graças a este amor e trabalho deste jovem artista: professor de teatro e conhecido no Brasil como um dos maiores colecionadores do Sítio do Brasil, Angatuba celebra estaimportante conquista! O município receberá um investimento de R$ 500 mil para a criação do Centro Cultural Monteiro Lobato (Casa do Sítio de Angatuba) que será uma réplica dos estúdios da TV Globo, um espaço inspirado no universo mágico do Sítio que promete encantar crianças, jovens e adultos com cenários lúdicos, personagens icônicos e atividades culturais para todas as idades.

Recurso para o Projeto

O recurso foi viabilizado por meio da Deputada Federal Simone Marquetto, atendendo ao pedido do jovem Sérgio Marciliano, grande referência na valorização da cultura e do legado de Monteiro Lobato em Angatuba, e por isso leva amerecida fama de Visconde de Angatuba, ele atua há mais de 12 anos no município com o projeto social, Sítio do Picapau Amarelo.

Centro Cultural Monteiro Lobato

O projeto prevê a construção de um centro temático com estrutura inspirada no universo do Sítio do Picapau Amarelo. O espaço contará com o “casarão da Dona Benta”, que funcionará como museu dedicado à obra de Lobato. Haverá ainda a “cozinha da Tia Nastácia”, espaços para oficinas, uma horta comunitária, campo de futebol em homenagem ao personagem Pedrinho, capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida, além de esculturas dos personagens do sítio.

Segundo Sérgio Marciliano, a obra será construída com base em propostas didáticas e lúdicas. “Estão previstas oficinas de teatro, pintura, ballet, futebol e audiovisual, além de um espaço voltado ao atendimento de crianças com deficiência. Semanalmente, haverá apresentações teatrais para o público infantil e familiar,explicou ele ressaltando ainda que o espaço será um importante atrativo, que impulsionara aeconomia local na geração de emprego.

Apoio

O projeto tem apoio da família Monteiro Lobato, como a bisneta do escritor Cleo Monteiro Lobato, e o empresário da família Álvaro Gomes. E além do prefeito da cidade de Angatuba Nicolas Basile. Vale destacar que graças a este projeto social foi possível tirar mais de 900 crianças das ruas para viver os grandes personagens de Monteiro Lobato. Agora mais um sonho saiu do papel: a tão sonhada construção do Centro cultural Monteiro Lobato” pontuou Sérgio, lembrando que o Centro Cultural movimentará muitoa região.

Sérgio também menciona que a Região de Itapetininga será incluída na lista de destinos turísticos para os fãs da obra. Ele destaca que há pessoas que viajam de outros países para conhecer a bonequinha mais querida do Brasil, em Taubaté, que é a terra do escritor.

Agora além de Taubaté, teremos em Angatuba, que facilitaráainda mais para turistas virem conhecer e viajar no mundo mágico do Sítio. Isso e uma forma de levar cada vez mais o nome da literatura infantil para toda nossa região. Falou Sérgio destacando com carinho a atuação de sua irmã, Julia,de 13 anos que está com ele desde seus 2 anos de idade e incorporou definitivamente o papel da boneca Emília. Ele fala ainda que sua irmã também é parte importante da família de Monteiro Lobato. “Minha querida irmã virou até referência,ela é a melhor Emília que já passou no meu projeto. É uma honra tê-la aqui comigo! É como um sonho: construí um castelo no meu quarto com minha coleção do sitio, e agora estou ao lado da bisneta de Monteiro Lobato. Se eu pudesse voltar no tempo, diria para aquele Serginho de 4 anos: Você está indo muito bem! Na verdade, você conseguiu!, disse Sérgio, emocionado.

Por Ivonete Schmitz

Notícias relacionadas