A 1ª Corrida e Caminhada do Servidor Público, em comemoração aos cem anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), foi promovida pela instituição em parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) e o Norte Marketing Esportivo. No evento, realizado domingo, 1º de dezembro, os participantes puderam optar dentre três provas, que aconteceram simultaneamente nas principais ruas e avenidas no Centro Histórico da capital paulista: caminhada de três quilômetros e corridas de cinco e de 10 quilômetros.
“Sempre que tenho oportunidade, gosto de caminhar. Normalmente, faço isso no Parque Buenos Aires, que fica perto da minha casa”, revelou o presidente da AFPESP, Artur Marques, antes de percorrer os três quilômetros de prova. O dirigente também enfatizou o propósito de democratizar o acesso ao esporte: “Firmamos essa parceria com o TCESP exatamente para permitir que todos os associados participem”.
A segunda vice-presidente da AFPESP, Rosy Maria de Oliveira, observou que o evento proporcionou mais do que o movimento do corpo. “Já participei de algumas provas de caminhada no Ipiranga e no Ibirapuera, mas aqui é mais uma confraternização. Então, o ânimo das pessoas é diferente”.
O presidente do TCESP, Renato Martins Costa, que também fez a prova de caminhada, explicou como o evento foi concebido: “Fizemos uma série de planificações para o ano do centenário. Pareceu-nos uma boa ideia promover uma prova que, de certa maneira, homenageia o centro da cidade, e a corrida foi se desenvolvendo a partir dessa ideia. Estabelecemos uma parceria com a AFPESP e isso foi absolutamente indispensável porque a associação tem uma expertise nessa área esportiva. Tivemos toda a colaboração da diretoria, especialmente do dr. Artur”.
Associados ganhadores
“Comecei uma assessoria em junho e venho correndo toda semana. Hoje foi maravilhoso! O percurso é diferente. Adorei correr pelo Centro, um local onde trabalho. A gente foi passando por lugares muito bonitos, que nem sempre conseguimos ver com os olhos que vimos nessa corrida de hoje. Eu também corro meia maratona e meus treinos geralmente são para maratona. Foi uma surpresa ganhar os cinco quilômetros, porque é uma questão de resistência. Estou muito feliz!”. Anna Pamella Andrighi, 32 anos – 1º lugar da prova feminina de corrida de 5 km. É escrevente do juiz Vítor Frederico Kümpel, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
“Corro há 21 anos e o preparativo para essa prova foi bem específico porque eu estou voltando a participar de provas mais curtas. Sou associado da AFPESP há mais de 12 anos e não podia faltar a esse evento, que, além de ser no centro histórico, é da entidade. Muito mais do que o desempenho, é a amizade que a gente adquire que conta. A organização está de parabéns”. Jefferson Alves dos Santos, 40 anos – 2º lugar da prova masculina de corrida de 5 km. É técnico de radiologia no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo).
“A preparação é diária. Eu acordo muito cedo para fazer meus treinos porque eu trabalho e faço faculdade a noite. Gosto de correr em montanha, trilha. É meu esporte principal. Serve como uma válvula de escape. Às vezes eu faço corrida de rua para testar velocidade. Eu vi que teria essa corrida do servidor público e essa era uma ótima oportunidade, ainda mais aqui em São Paulo, correndo pelo centro histórico, que foi novidade, acho que para todo mundo. Não imaginava esse resultado. Entreguei tudo o que eu tinha”. Arnaldo Junio Rocha Pinho, 34 anos – 2º lugar da prova masculina de corrida de 10 km. É auditor de controle externo do TCESP.
Antes da largada, às 7 horas, os participantes puderam aproveitar o Espaço Saúde, que ofereceu gratuitamente: análise de glicemia e pressão arterial. Antes, durante e depois das provas foi disponibilizado o exame de bioimpedância. Durante as provas até o final do evento foi possível receber massagem rápida e pedalar a bike juice.