Com investimentos em alta tecnologia, nova fábrica em Anápolis aumentará oferta de medicamentos injetáveis e oftalmológicos para a população brasileira
A Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil e subsidiária industrial do Grupo Hypera Pharma em Goiás, acaba de inaugurar uma planta fabril em Anápolis para produção de medicamentos injetáveis, incluindo ampolas e seringas, além de produtos oftalmológicos, como colírios. A unidade, com 13 mil metros quadrados de área construída, recebeu investimentos de R$ 400 milhões.
No segmento de colírios, serão produzidos 10 milhões de unidades por ano, e uma única máquina tem potencial de envasamento de 20 mil frascos por hora. O volume de produção anual de medicamentos injetáveis será de 28 milhões de unidades.
“A concretização desta nova unidade reforça nosso compromisso em fabricar produtos inovadores, de alta qualidade, eficácia e segurança, aumentando a disponibilidade de tratamentos de saúde para os brasileiros”, afirma Daniela Castanho, diretora executiva industrial da Brainfarma.
A nova planta, cuja construção foi iniciada em junho de 2020, conta com tecnologia de última geração para otimizar a eficiência operacional e atender a critérios de sustentabilidade, como parte da estratégia ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) da Brainfarma.
Dentre as principais iniciativas nessa frente, a unidade terá produção de WFI (water for injection) por termocompressor, que garante baixo consumo de água, dentro do Programa de Uso Racional da Água da empresa. Já para reduzir o uso energético, foram implantados 38 sistemas de climatização com monitoramento de consumo de energia elétrica durante o processo produtivo.
Desde 2020, a Brainfarma vem investindo em aumento de capacidade para fazer frente não só ao crescimento do mercado farmacêutico brasileiro, e as novas instalações, que incluem três novas linhas de produção, já contam com área disponível para a ampliação com outras duas linhas.
Sobre a Brainfarma
A Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. é uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil. Conta hoje com um dos mais modernos centros de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos no país. Sua principal unidade se localiza em Anápolis (GO), uma das maiores fábricas de medicamentos da América Latina, com cerca de 160 mil metros quadrados de áreas construída, que abriga mais de 4600 colaboradores e tem capacidade para produzir mais de 830 itens distintos, nas mais variadas formas farmacêuticas: sólidos, líquidos, semissólidos, efervescentes, injetáveis, aerossóis, dentre outras.
Por Assessoria de imprensa- Tiago Varella