Capão Bonitense Frederico Assis que é assessor da assessoria internacional da Presidência, sob Celso Amorim, vai atuar na COP30, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas
O governo federal avalia criar o cargo de enviado especial contra o negacionismo climático no evento da na organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30),) que vai acontecer em Belém e um nome cotado para o posto é o de Frederico Assis, assessor que atua na área internacional do Palácio do Planalto e que trabalha diretamente com Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e assessor especial do presidente Lula.
A expectativa é que, à frente da função, Frederico Assis atue na relação direta com grupos de comunicação e com as chamadas “big techs”, além de movimentos sociais e agentes políticos.
Ele também deverá articular a Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Clima, anunciada pelo Brasil em 2024 durante a presidência do G20
A discussão no governo sobre criar o cargo de enviado especial contra o negacionismo climático vem num contexto em que o recém-empossado governo de Donald Trump nos Estados Unidos tem feito movimentos contra medidas que possam levar ao combate à crise climática.
A COP 30 será realizada em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro
A COP 30, ou 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, será realizada em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro de 2025. O evento é presidido pelo Brasil e tem como objetivo discutir questões como o desmatamento, a poluição e a justiça climática.
A COP 30 é um evento de grande importância global, que pode marcar um momento crucial para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas pautas ambientais.
O Parque da Cidade será um dos locais que receberá a COP 30 e, após o evento, se tornará um legado cultural, ambiental e turístico para a população.
A COP 30 pode promover a conscientização e o engajamento da sociedade brasileira nas questões ambientais.
Capão Bonitense Frederico Assis – assessor especial na Presidência da República
Frederico Assis, nascido em Capão Bonito- SP, graduado em Relações Internacionais pela USP e mestrado em História Social pela mesma universidade. Foi coordenador-geral da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo e assessor Especial do Prefeito de São Paulo. Foi assessor político de Fernando Haddad no Partido dos Trabalhadores, tendo trabalhado na campanha presidencial de 2018. Tem experiência em projetos de inteligência política para sustentabilidade e gestão de crises. Realizou trabalhos de relações públicas pelo combate à desinformação. Atualmente é presidente do conselho de administração da EBC e assessor especial na Presidência da República.