logo
Search

Capão Bonito apresenta experiência nas leis de fomento cultural na FE24

Alexandre Mendes esteve no espaço “Crie” para falar sobre a experiência das leis de fomento cultural em seu município Representando...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Alexandre Mendes esteve no espaço “Crie” para falar sobre a experiência das leis de fomento cultural em seu município

Representando o município de Capão Bonito, o diretor municipal de cultura, Alexandre Mendes, foi convidado a palestrar sobre ‘A Experiência das Leis de Fomento Culturais’ em sua cidade durante a Feira do Empreendedor 2024, evento realizado pelo Sebrae-SP entre os dias 11 e 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Dividida em seis eixos temáticos, o ‘Inovação e Tecnologia’ contou com o espaço Crie Sebrae, que além dos estandes, ofereceu palestras e atrações culturais aos visitantes.

Na ocasião, Alexandre abordou a ‘Lei Paulo Gustavo’ (LPG), a ‘Política Nacional Aldir Blanc’ (PNAB), o tema ‘Economia Criativa’ e a aplicação dessas políticas públicas em Capão Bonito, o qual foi um dos 200 municípios do Brasil que conseguiu ser selecionado a participar das 15 horas de mentoria do ‘Crie Políticas Públicas’ do Sebrae-SP.

“A partir desta mentoria começamos a melhorar o sistema municipal de cultura com a orientação do Sebrae-SP. Melhoramos a organização do Conselho Municipal de Cultura, executamos a LPG e também a PNAB. Desta forma, estamos fazendo andar as políticas públicas culturais em Capão Bonito e por isso fui convidado a falar sobre esta grande experiência de sucesso”, contou Alexandre.

Para o palestrante este convite do Sebrae-SP foi enriquecedor e o fez ter ainda mais vontade de trabalhar políticas públicas em seu município. Alexandre conta que faltou tempo para apresentar tudo o que queria ao público presente na FE24, pois sentiu que eles queriam saber mais.

“Eu me senti valorizado, empoderado e com vontade de trabalhar e produzir mais, enquanto gestor do interior, de uma cidade de 47 mil habitantes. A palestra foi um sucesso, percebi que as pessoas estavam ávidas em querer saber mais, tanto que me fizeram perguntas e quando acabou, me abordaram para conversarmos até na Rodoviária do Sebrae-SP, onde eu esperava a missão para ir embora. A experiência foi única e consegui ali absorver muitas ideias para poder levar a minha cidade e poder aplicar e ajudar a população a ter mais acesso à cultura e às leis de incentivo. Fui muito bem recebido, vi bastante inovação, produtos e ideias muito interessantes para a prática no meu dia a dia, na minha realidade e isso me inspirou bastante a buscar inspirações para minha comunidade”, refletiu Alexandre.

Sobre o palestrante

Alexandre Mendes é capão-bonitense, ator profissional, com 22 anos de carreira. Trabalhou em mais de 30 projetos públicos e privados nas áreas de cultura, arte, educação e educação especial. É graduado em artes visuais e pedagogia, com especializações em teatro, dança, música, psicopedagogia clínica/institucional e gestão da educação pública. Em 2019 recebeu a mais alta honraria da Câmara dos Vereadores: a “Medalha do Chão Nascente do Paranapanema”, pelos anos dedicados ao município de Capão Bonito. Em maio de 2021, assumiu a Diretoria Municipal de Cultura de Capão Bonito, onde está até hoje.

Notícias relacionadas

Mais Lidas