logo
Search

Capão Bonito – Casa do Adolescente em parceria com IDEAS realiza passeio no Parque Estadual Intervales

CAMINHANDO COM AS ÁGUAS – Os adolescente do Projeto Casa do Adolescente participaram no último dia 22 de março da...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

CAMINHANDO COM AS ÁGUAS – Os adolescente do Projeto Casa do Adolescente participaram no último dia 22 de março da 2ª Etapa do Projeto “Caminhando com as Águas do Paranapanema”.

O projeto é patrocinado pela FEHIDRO e tem coordenação do IDEAS através da bióloga Jane Fernandes.

Nessa segunda etapa, o objetivo é aprender nas trilhas e nascentes do Paranapanema, com uma visita no Parque Estadual Intervales (PEI) fazendo um estudo do meio nas cavernas é cachoeiras do parque.

Foi um dia intenso com atividades na caverna (Gruta Colorida) e na cachoeira do mirante onde os adolescentes participaram com muita curiosidade e aprendizado, alem de um dia de lazer e de muito conhecimento, tiveram um café da manha e almoço caprichado e reforçado para realizar as atividades de trilhas no Parque Intervales.

As atividades desenvolvidas durante o projeto foram bem aproveitadas. O projeto contribuiu significativamente para a aprendizagem dos adolescentes, pois de acordo com o IDEAS o conhecimento se constrói através da vivência, ou seja, através da aprendizagem de forma significativa e prazerosa.

“Foi gratificante perceber o interesse dos adolescentes em cada atividade durante o passeio ao Parque Intervales”, destacou Leonice Silva, que acompanhou toda a iniciativa do projeto.

O projeto também cumpriu o papel de tornar os adolescentes mais preparados e informados sobre a educação ambiental que é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil.

“Os adolescentes compreenderam que devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Por isso a importância do conhecimento dos adolescentes para os atos em suas casas e na sociedade”, acrescentou o coordenador e prof. Celinho da Casa do Adolescente.

Exemplo de superação – “Pés, para que te quero, se tenho asas para voar”. A famosa frase de Frida Kahlo, uma das artistas plásticas mais importantes da atualidade, descreve seu processo de aceitação da deficiência física, adquirida aos 18 anos em virtude de um acidente. Uma forma de expressar que nenhuma condição física pode obstruir o caminho dos que sonham e se dedicam. Assim como a adolescente Jamile França que acompanhou o passeio, com sua dificuldade motora ao lado do seu pai Ademar França para dar todo o apoio a sua filha.

“A única diferença entre mim e as demais pessoas é a forma de andar, tenho consciência de que sou uma pessoa privilegiada, gostaria que todas as pessoas tivessem acesso a isso, porque foi fundamental para mim e para minha auto-estima”, afirmou Jamile.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que se encontra na Casa do Adolescente tem como objetivo complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento dos adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional e ter um olhar mais atento as causas sociais dos adolescentes do município.

Notícias relacionadas