“O Transporte Coletivo é um grande desafio de planejamento urbano. Ele é fundamental para a estrutura e funcionamento da cidade e essencial para a vida da população…”
Depois da conclusão do Processo Licitatório para implantação do Transporte Público (Tarifa Zero) também já foi definido o layout dos novos ônibus que entrarão em operação.
O layout foi apresentado na semana passada pelo Executivo Municipal e busca a padronização da futura frota de transporte público.
O projeto de implantação da Tarifa Zero em Capão Bonito foi elaborado através da Cegeplan Consultoria Ltda que fez um estudo detalhado de toda a logística e propôs várias ações de modernização no Transporte Público.
O estudo se baseia na Lei Federal nº. 12.587 (Lei de Mobilidade), de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo: a prioridade dos modos coletivos e não motorizados, a integração entre os diferentes modais de transporte, a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.
“A Política Nacional do Desenvolvimento Urbano e a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável surgem como instrumentos base para a construção de cidades mais eficientes através das seguintes temáticas urbanas: Acessibilidade e Programas Urbanos (Inclusão Social), Saneamento Ambiental (Ambiente Sustentável), Habitação (Qualidade de Vida) e Transporte e Mobilidade Urbana (Democratização dos Espaços Urbanos)”, explicou o consultor Claudinei Ap. Castanha da Cegeplan.
O projeto prevê ampliação das linhas para atender os bairros Jardim Santa Isabel, Boa Esperança, CDHU Vila Maria, Vilas Nova Capão Bonito e São José, além da Etec e Fatec e também Distrito Industrial, além de ônibus com câmeras e acessibilidade.
Atualmente, Capão Bonito tem apenas dois ônibus convencionais atuando em duas linhas – Vila Aparecida ao Centro da cidade e atendimento Etec e Fatec em horários específicos. A tarifa cobrada é de R$ 2,00.
Entre pagantes e gratuitos Capão Bonito transporta por dia 719 passageiros.
Com o projeto de modernização e concessão, o número de veículos passará para 5, sendo 4 midiônibus na frota operacional e 1 reserva com idade mínima de 7 anos e máxima de 10.
O sistema público de transporte será coordenado pela futura Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e o usuário saberá através de aplicativo os horários e linhas disponíveis.
“O Transporte Coletivo é um grande desafio de planejamento urbano. Ele é fundamental para a estrutura e funcionamento da cidade e essencial para a vida da população. Em 2023 teremos transporte coletivo totalmente gratuito, com linhas ampliadas e um sistema moderno de gerenciamento das rotas. Importante ressaltar que no Estado de São Paulo apenas 17 cidades têm transporte gratuito e no Brasil 32. Isto é possível graças a maior eficiência na gestão, com corte de gastos e equilíbrio financeiro”, afirmou o prefeito Júlio Fernando.