Evento reconheceu as melhores práticas das empresas da construção civil e reforçou a importância da responsabilidade social no setor
| O prefeito Júlio Fernando e a primeira-dama Ana Luiza representaram Capão Bonito na cerimônia do 9º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, realizada na noite de segunda-feira (20/10), no Parque Mirante – Allianz Parque, em São Paulo.
O evento é uma importante iniciativa do Serviço Social da Construção (Seconci-SP), voltada a reconhecer as boas práticas das empresas da construção civil, abrangendo obras de edificações residenciais, comerciais, industriais, esportivas, portuárias, aeroportuárias, educacionais, hospitalares e obras de arte, como pontes e viadutos.
Durante a cerimônia, o prefeito e a primeira-dama estiveram ao lado do deputado federal Vitor Lippi e do secretário estadual de Segurança, Guilherme Muraro Derreti, sendo calorosamente recebidos pela presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, que também exerce o cargo de vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon–SP.
Reconhecida por sua atuação à frente da entidade, Maristela tem conduzido uma gestão marcada pelo fortalecimento do compromisso com a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores.
Um dos grandes destaques da edição deste ano foi a criação de uma nova categoria de premiação, voltada a reconhecer as melhores práticas de responsabilidade social das empresas do setor.
A iniciativa reflete uma tendência cada vez mais valorizada entre contratantes e financiadores, que buscam empreendimentos comprometidos com sustentabilidade, ética e bem-estar dos colaboradores.
Para o prefeito Júlio Fernando, a participação de Capão Bonito no evento reforça o compromisso do município com o crescimento responsável e sustentável.
“Capão Bonito segue firme com um setor da construção civil forte e promissor, impulsionado pelos novos empreendimentos em andamento. Nosso compromisso é continuar apoiando o desenvolvimento, a geração de empregos e o crescimento sustentável do município”, destacou o prefeito.
Em seu pronunciamento, Maristela Honda ressaltou que o prêmio reconhece empresas que se destacam por ir além das normas obrigatórias.
“Mais uma vez, homenageamos aqueles que melhor cuidam da qualidade de vida dos trabalhadores nas obras. Foram premiados os canteiros e as pessoas que fizeram muito mais do que exigem as normas regulamentadoras (NRs)”, afirmou.
A presidente também destacou que o Seconci-SP tem apoiado as empresas na adequação à nova exigência da NR 1, que determina a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
“Isso significa que as empresas precisarão mapear e implementar ações efetivas para preservar a saúde mental de seus colaboradores, enfrentando fatores como estresse, sobrecarga e assédio”, explicou.
Para Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon–SP, investir em segurança é um princípio fundamental.
“Despender em segurança não é gasto, é investimento”, afirmou.
Ao todo, 21 empresas foram finalistas do 9º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho. Entre elas, Afonso França Engenharia, Agis Construção, Árbore, Bild, Brio Engenharia, Canopus, Cyrela, Direcional, Grupo Kallas, Habras Construtora, HM Engenharia, Instituto MPD, Lindenberg, MC3 Engenharia, MRV Engenharia, Pacaembu Construtora, Racional Engenharia, Santo André, Tegra Incorporadora, Unigás e YEES!.
O evento reafirmou a importância da valorização do trabalhador e o papel essencial da segurança, saúde e responsabilidade social como pilares de um setor da construção civil mais humano e sustentável.
Por Wagner D´Antonio – Assessoria de Imprensa




