A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou o II Seminário dos Direitos da Criança e do Adolescente no último sábado, dia 18, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”.
Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater – Já abraçou seu filho hoje?”, o seminário destacou a importância do papel de toda sociedade na garantia dos direitos da criança e do adolescente e ainda apontou sobre os casos de violência em Capão Bonito, sempre com a intenção de alertar e realizar um trabalho preventivo sobre o assunto.
O evento contou com as presenças do prefeito Marco Citadini, do vice-prefeito Célio de Melo, do presidente da Câmara Adinan Martins, secretários municipais, como o de Desenvolvimento Social Erivaldo Rodolfo (Nhã), da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Rafaela de Cássia Teixeira Guimarães, conselheiros tutelares, assistentes sociais, professores e público.
A cerimônia começou com apresentações de alunos e educadores do Projeto Guri de Capão Bonito, que deram as boas vindas com belíssimas exibições musicais.
As palestras principais foram ministradas pelo psicólogo do CRAS, Marcelo Arruda, que abordou o tema “Abuso sexual infantil, conhecer para proteger”, em que explicou quais as ações para evitar casos de violência contra crianças e adolescentes; pela advogada do CREAS, Adriana Menk de Carvalho, com o tema “A importância da denúncia para os procedimentos legais”, explicando a legislação que rege os casos de abusos; e pela psicóloga do CRAS, Marilisa Moreira Ferreira Antunes, com o tema “Apontamentos sobre a violência no município de Capão Bonito”, que mostrou os dados de casos na cidade e o trabalho do CRAS nos atendimentos.
Logo após, o teatro Ponto de Cultural apresentou uma peça em que destacou casos de abuso e preconceito e pediu conscientização de toda a população. A exibição foi emocionante e importante para abordar problemas que assolam o mundo atual.
Ao final, foi realizada uma passeata em conscientização e apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com grande participação e destaque nas ruas centrais da cidade e na Praça Rui Barbosa.
O prefeito Marco Citadini parabenizou pela iniciativa e ressaltou o trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e demais órgãos municipais.
“Parabenizo os idealizadores do Seminário e reforço que nossa atenção com a criança e o adolescente segue como uma das prioridades. O CRAS e o CREAS, por exemplo, têm realizado um grande e importante serviço à população. Criamos o projeto Escola Afetiva, em que psicólogos e assistentes sociais irão trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação, identificando e intervendo em casos de distúrbios psicológicos e conflitos familiares. Nosso objetivo é formarmos cidadãos de bem, com garantia de direitos e afastando de perigos, como a violência”, destacou.