logo
Search

Capão Bonito – Setembro Amarelo tem programação especial

O Setembro Amarelo é um movimento pela prevenção ao suicídio. E a primeira medida preventiva é através da educação, durante...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

O Setembro Amarelo é um movimento pela prevenção ao suicídio.

E a primeira medida preventiva é através da educação, durante muito tempo, falar sobre saúde mental e especificamente sobre suicídio foi um tabu, porém de uns tempos pra cá está barreira vem sendo derrubada e informações acerca do tema vem sendo cada vez mais compartilhadas.

O CAPS I de Capão Bonito no decorrer do mês desenvolverá ações acerca dessa temática visando fornecer informações de forma a ajudar a comunidade a identificar as pessoas em risco e prevenir o ato suicida.

“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Ressaltamos que contamos com a parceria do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social0 e Programa Saúde na Escola”, destacou a assistente social – Aline Vendrami.

Na última terça-feira, 19/09, a Escola Técnica “Dr. Celso Charuri” recebeu a equipe do CAPS para a palestra de sensibilização da campanha.

Dados sobre suicídio – O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Em países da Europa, houve um declínio nas taxas de suicídio e observou-se um aumento dessas taxas em países do Leste Asiático, América Central e América do Sul.

Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.

Programação para os próximos dias:

Hoje, 20/09

Roda de Conversa na empresa Risel

Horário – 7 horas

Público alvo: funcionários

21/09

Ação na Comunidade – Roda de Conversa – Solis Mudas

Horário: 15:30 horas

Público alvo: funcionário

23/09

Ação na Comunidade

Local: Supermercado Cofesa

Horário: 8 horas

Público Alvo: população em geral

25/09

Local: Escola João Baptista do Amaral Vasconcellos

Horário – 12 horas

Público alvo – alunos

25/09

Local: Igreja Nova Capão Bonito

Horário – 8 horas

Público alvo – idosos que fazem parte do MEV, familiares dos pacientes dos CAPS

25/09

Local: Escola Sumie T. Baldissera

Horário – 9:30 horas

Público alvo – alunos

27/09

Local: Escola João Baptista do Amaral Vasconcellos

Horário – 9 horas

Público alvo – alunos

28/09

Local: SAÚDE MENTAL – Praça Rui Barbosa

Horário – O dia inteiro

Público alvo – População

29/09

Local: Escola Padre Arlindo Vieira

Horário – 13 horas

Público alvo – alunos

30/09

Local: Rádio Panema FM

Horário – 10 horas

Público alvo – ouvintes da rádio

Notícias relacionadas