logo
Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul do Paraguai em São Paulo - Intercâmbio | - Fotos: Marianna Bonaccini
Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul do Paraguai em São Paulo - Intercâmbio | - Fotos: Marianna Bonaccini

Comissão de Relações Internacionais da Alesp recebe cônsul do Paraguai para diálogo diplomático

Embaixador Luiz Fernando Avalos Giménez destacou parceria entre países e citou Rota Biocêanica como chave para acelerar exportações do Mercosul...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Embaixador Luiz Fernando Avalos Giménez destacou parceria entre países e citou Rota Biocêanica como chave para acelerar exportações do Mercosul

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (10), um debate diplomático com o cônsul do Paraguai em São Paulo, embaixador Luiz Fernando Avalos Giménez.

O diálogo, que serviu para apresentar e propor ações bilaterais entre os países, também contou com a participação da secretária municipal de Relações Internacionais da Capital, Angela Vidal Gandra Martins.

Condições que favoreçam as exportações entre o Brasil e o Paraguai, com a participação do Estado de São Paulo, foram um dos principais aspectos destacados pelo cônsul paraguaio. Giménez salientou a importância da produção brasileira para América do Sul como um todo.

“O Mercosul hoje é um abrigo e um mercado muito importante. Esses acordos comerciais primam pela solidariedade e acho que, hoje, o Mercosul tem uma nova dimensão e temos que saber preservar e manter a unidade e coerência”, disse o cônsul.

Giménez demonstrou otimismo com os acordos do Mercosul com outros blocos econômicos internacionais, mas reforçou que as relações internas são muito importantes para o Paraguai.

“Na balança comercial entre Brasil e Paraguai, em produtos onde o Brasil está no topo, o Paraguai sempre tem uma margem de vendas importante como complementariedade. Então, para nós, manter essa parceria dentro do bloco é muito importante”, afirmou o embaixador.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica é uma das obras mais aguardadas para o fortalecimento das relações comerciais entre os países do Mercosul. O projeto – um corredor rodoviário ligando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile – pretende encurtar a distância entre os portos do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico, reduzindo custos logísticos para exportações.

“O objetivo é diminuir os custos e a dependência do Canal do Panamá. Isso vai facilitar o transporte de mercadorias dos estados brasileiros produtores de grãos”, afirmou o cônsul Luiz Giménez.

Aos parlamentares da Comissão de Relações Internacionais, que é presidida pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), o embaixador se comprometeu em promover reuniões para apresentar os avanços da obra no lado paraguaio. “Vamos fazer um seminário com as entidades do Legislativo municipal e estadual para apresentar o projeto. Em um ano, provavelmente, estaremos assistindo à finalização das obras, inaugurando um novo vínculo entre Brasil e Paraguai”, disse.

Por Matheus Batista

Notícias relacionadas

Mais Lidas