logo
Search

CONDERSUL – Presidente fala sobre a criação da 16ª Região Administrativa

Julio Fernando diz que o Sudoeste Paulista está passando por um momento histórico   Responsável pelas políticas públicas regionais de...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

printJulio Fernando diz que o Sudoeste Paulista está passando por um momento histórico

 

Responsável pelas políticas públicas regionais de 18 municípios que integram o Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste do Estado de São Paulo), o prefeito de Capão Bonito e atual presidente do consórcio, Julio Fernando, fala a importância da recém-criada 16ª Região Administrativa de São Paulo, também chamada de Região Administrativa do Sudoeste Paulista.

 

Julio Fernando acredita que a região do Sudoeste Paulista está passando por um momento histórico, com investimentos volumosos do Governo de São Paulo, principalmente em obras de infraestrutura. “A região sempre foi escanteada pelos governos estaduais, mas hoje, estamos vivendo uma nova fase de investimentos, com obras em diversos setores, com destaques para as de recuperação das rodovias que inteligam o Estado de São Paulo com o Sul do país, e formam um importante eixo comercial”, disse.

 

O presidente do Condersul também acredita que a 16ª Região Administrativa trará um crescimento econômico mais equilibrado para o Sudoeste Paulista, com melhorias na Educação, Transporte, Saúde, Agricultura, Turismo e Infraestrutura, com a centralização dos projetos e gestões que passarão a trabalhar de forma coletiva e com reflexos diretos no desenvolvimento regional. “Será um salto para o desenvolvimento regional, mas realizado de forma estratégica, planejada e integrada”, pontuou.

 

Como articulador e mediador das reivindicações do municípios do Condersul junto ao Governo de São Paulo, Julio Fernando conta que, por diversas vezes, encontrou dificuldades para acelerar o processo burocráticos dos projetos e na liberação de recursos. “Com a criação da 16ª Região Administrativa, as cidades do Sudoeste Paulista terão mais ferramentas e facilidade no trâmite dos projetos”, ressaltou.

 

Julio Fernando ainda sugere que, junto com a estrutura da Região Administrativa, é preciso criar instrumentos de planejamento regional como a formação de um Conselho, como o Condersul, formado pelos prefeitos de cada município, e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional, que teria como finalidade, oferecer suporte financeiro às ações conjuntas e decisões sobre o direcionamento dos investimentos. Outra sugestão é a formação de um Conselho Consultivo com membros da sociedade civil e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

 

A 16ª Região Administrativa de São Paulo tem uma população de 600 mil habitantes e é formada por 32 municípios. A região concentra grandes produções agrícolas, exploração mineral e reflorestamento. Para a formação superior conta com uma Unesp em Itapeva, Fatec em Capão Bonito e campus da Ufscar em Buri.  (AI)

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas