Foram mais 400 mil ações até 15 de novembro deste ano
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) chegou ao recorde de 404 mil ações de fiscalização, ultrapassando a meta estabelecida para 2022, de 400 mil operações. Com isso, foram superados os números alcançados no último ano, que havia sido consolidado como maior registro fiscalizatório da história do Conselho, com 291.234 ações.
O feito pode ser traduzido em mais eficiência para a área tecnológica e reflete diretamente na segurança da sociedade, como explica o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “Esse resultado é uma conquista do fortalecimento da atuação do Conselho. Temos trabalhado nos últimos anos com o compromisso de assegurar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, pois é exatamente nisso que chegamos quando os engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos aplicam seus conhecimentos técnicos e as normas éticas nas obras e nos serviços prestados”, afirma.
De 2015 a 2022, por exemplo, o aumento no número de ações realizadas no estado de São Paulo foi de cerca de 1.400%. A adoção de forças-tarefas com treinamentos regulares dos agentes fiscais, o atendimento às demandas levantadas pelas Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs), a apuração das denúncias recebidas pelo Conselho e, mais recentemente, o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo foram algumas das melhorias implementadas no período.
A transformação do próprio Crea-SP, aliada à adoção do plano estratégico de fiscalização e ao uso de tecnologias para análises antes da atividade em campo, projeta expectativas para os próximos anos. “A fiscalização atua em parceria com outras áreas internas. A padronização e digitalização de processos, as pesquisas prévias para identificação de dados importantes e as otimizações de fluxos geraram esses ganhos”, destaca a superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos.
O balanço de 2022 (até 15 de novembro) traz os respectivos números de fiscalizações, conforme as áreas de atuação profissional, como de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, que somaram 242.051 ações. Em seguida, foram pontuadas 77.303 operações em Engenharia Mecânica e Metalúrgica; 33.624 em Engenharia de Segurança do Trabalho; 21.030 em Engenharia Química; 20.677 em Agronomia; 4.781 em Geologia e Engenharia de Minas; e, por fim, 4.561 em Agrimensura.
Denúncia
O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.
São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.
imprensa:
Ana Luiza Antunes