logo
Search

Em comemoração ao aniversário da Lei de Cotas, Governo de SP tem Polos de Empregabilidade Inclusiva espalhados no Estado

Inclusão da pessoa com deficiência por meio da empregabilidade gera independência e empoderamento Em celebração ao aniversário da Lei de...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Inclusão da pessoa com deficiência por meio da empregabilidade gera independência e empoderamento

Em celebração ao aniversário da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência enfatiza a importância do incentivo ao emprego para as pessoas com deficiência com destaque para o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). A ação, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, já soma 17 unidades em funcionamento em todo o estado, sendo elas: Capital (Boa Vista, Imigrantes, Humaitá e Barra Funda), Araçatuba, Baixada Santista, Registro, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e Marília.

Esse ano a Lei de Cotas completa 31 anos, sendo ela a legislação que garante uma porcentagem de pessoas com deficiência no quadro de funcionários, dependendo do tamanho da empresa. Para empresas com até 200 empregados, a porcentagem é de 2%. De 201 a 500, é de 3%. 501 a 1000, é de 4%. Mais de 1001, é 5%.

O PEI faz parte do programa Meu Emprego Inclusivo que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sendo ancorado em 6 ações: Busca ativa de pessoas com deficiência; Qualificação técnica e empreendedora; Perfil das habilidades funcionais; entrevistas profissionais, Intermediação de vagas de trabalho e apoio pós inclusão (emprego apoiado).

Para auxiliar na contratação de pessoas com deficiência, o PEI realiza ações como busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão. Desde o lançamento do programa, mais de 4 mil profissionais com deficiência foram atendidos pelos Polos.


Para ampliar a qualificação profissional, a Secretaria também promove cursos remotos profissionalizantes em diversas regiões do estado em parceria com o Centro Paula Souza, nas modalidades: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Logística, Técnicas de Vendas, Recepção e Atendimento e Operador de Telemarketing.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estado de São Paulo somam mais de 1,7 milhão pessoas com deficiência em idade produtiva para o trabalho.


Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas