logo
Search

Em meio a epidemia de dengue, Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) vira criadouro de mosquitos

Localizado a 100 metros do gabinete do secretário da SAP, telhado de DCEP acumula água parada e se torna criadouro...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Localizado a 100 metros do gabinete do secretário da SAP, telhado de DCEP acumula água parada e se torna criadouro ideal para mosquito da dengue

Enquanto o estado de São Paulo chega à marca de 1.653.356 casos de dengue desde o início do ano, e o Governo do Estado promove ações para evitar a doença, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não cuida do próprio quintal. Fotos obtidas com exclusividade pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional de São Paulo (Sifuspesp) mostram que o telhado do Departamento de Controle e Execução Penal (DCEP), localizado a cerca de 100 metros do gabinete do secretário Marcello Streifinger, se transformou em um grande espelho d’água, terreno fértil para a procriação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

O flagrante fotográfico foi registrado em 1º de junho e mostra a laje cheia de água empoçada em meio a uma área densamente arborizada. Como se pode ver nas imagens, a laje está tomada de água limpa e parada, criadouro ideal para o mosquito que, além da dengue, pode transmitir outras arboviroses, como a chikungunya, zika e a febre amarela urbana.

A presença de prováveis focos de mosquitos em uma área da sede da secretaria é uma mostra de que os problemas de manutenção não atingem apenas as unidades prisionais e devem ser encarados com seriedade. Afinal, é a vida dos servidores que está em risco. “O Sindicato se preocupa com esse tipo de situação porque centenas de servidores circulam por lá diariamente. No local funcionam setores da administração da SAP. Ao mesmo tempo, é uma vergonha saber que uma secretaria de governo não está fazendo a sua parte e cuidando do seu próprio espaço”, comenta o presidente do Sifuspesp, Fábio Jabá.

Em um momento em que o país se encontra empenhado em combater a doença, que já provocou a morte de 3.542 pessoas em 2024, é impensável que uma secretaria do tamanho da SAP, que faz campanhas contra o mosquito nas 182 unidades prisionais do estado, permita que casos como este ocorram em sua própria sede. O Sindicato vai encaminhar ofícios à prefeitura de São Paulo, ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa para que façam a SAP resolver o problema.

Sobre o Sifuspesp

O Sifuspesp é o maior sindicato que representa servidores do sistema prisional. A entidade representa todos os servidores do sistema penitenciário paulista, entre eles os policiais penais, trabalhadores dos setores administrativo e da saúde. Com cerca de 10 mil filiados, a entidade fala sobre assuntos relacionados ao sistema prisional, a Polícia Penal e o serviço público.

Notícias relacionadas