O avanço do 5G no Brasil tem propulsionado uma série de transformações nas telecomunicações. Em um ano, a rede já alcançou todas as capitais do país, possibilitando conexões cem vezes mais rápidas que o 4G. A expectativa era de que, em janeiro de 2023, 26 cidades com mais de 500 mil habitantes também contassem com o 5G, mas, com o andamento positivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) incluiu, ao todo, 420 municípios na expansão para o período.
Para falar sobre o tema, o engenheiro de telecomunicações e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Vinicius Marchese, está à disposição da imprensa. Marchese destaca o impacto da quinta geração de internet móvel, especialmente sobre a área tecnológica (formada pelas Engenharias, Agronomia e Geociências), com geração de emprego e renda e alcance de investimentos inéditos no setor de telecomunicações.
Sobre o Crea-SP – Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.
Por imprensa:Ana Luiza Antunes