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FIBRIA REÚNE MOTORISTAS E PROMOVE AÇÕES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Unidade Jacareí desenvolve conjunto de atividades que visam garantir a segurança no transporte de madeira   Acontece nos fias 30...

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Unidade Jacareí desenvolve conjunto de atividades que visam garantir a segurança no transporte de madeira

 

Acontece nos fias 30 e 31 de julho em Itapetininga a SIPATM (Semana Interna de Prevenção de Acidente no Transporte de Madeira), que tem por objetivo reforçar o senso de responsabilidade em relação ao comportamento seguro de motoristas, equipe de estradas e operadores de máquinas no carregamento e transporte de madeira da Fibria na região de Capão Bonito. O evento permite a integração das equipes na prevenção de acidentes.

 
A SIPATM contará com palestras interativas do professor de Educação Física Ângelo Otávio, por meio de uma apresentação teatral com o tema “Coração Saudável”, além da entrega da premiação aos “Destaques de Segurança”.

 
O evento é um encontro anual e marca a celebração do Dia do Motorista, comemorado no dia 25 de julho. Esse é apenas um dos esforços da Empresa no sentido de promover a segurança do motorista e garantir que o transporte de madeira seja realizado de forma a respeitar a comunidade e o meio ambiente.

 
Além dessa ação, os motoristas passam por treinamentos e cursos de direção defensiva e os recém-admitidos são acompanhados durante 15 viagens por um Motorista Monitor antes de iniciarem suas atividades.

 
Durante o ano os motoristas também participam de várias oficinas e treinamentos contra os acidentes de trânsito, cuidado com animais, Dia D de Segurança, entre outras ações.

 
Os motoristas também realizam um check-list diário do caminhão com o intuito de verificar se o veículo está em condições de seguir viagem de forma segura. A Fibria tem como diretriz realizar avalições bimestrais e semestrais para avaliação e manutenção da frota.

 
Nos próximos dias, a Empresa vai adaptar uma Sala de Simulador de Sono para testes e monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas, para que compreendam a importância de se respeitar o momento de repouso. A intenção dos testes é mostrar aos motoristas que exceder limites do corpo pela falta de sono, fadiga e cansaço, pode comprometer a qualidade do trabalho e da saúde, além de aumentar (e muito) os riscos de acidente.

 
Publicações. A Fibria conta ainda com um programa consolidado chamado de “Estrada Segura”, que é um conjunto de normativos para orientar o motorista a dirigir da forma mais segura possível, além de apresentar as diretrizes de segurança viária no transporte de pessoas, madeira e insumos. A Fibria acredita que nenhum trabalho é tão importante ou urgente que não se possa espera para cumprir todos os requisitos necessários para manter a integridade dos envolvidos.

 
Outra ferramenta que faz parte do programa é o jornal “Fibria Na Estrada com Segurança” uma publicação trimestral voltada especificamente aos motoristas do transporte de madeira incluindo suas famílias. Seu conteúdo é dedicado à segurança, educação, responsabilidade social, saúde e qualidade de vida. A abordagem aos assuntos é pedagógica, com textos simples e claros, ilustrados com declarações, depoimentos e fotos dos próprios caminhoneiros.

 
Há ainda o canal aberto de comunicação com a empresa, o Fale com a Fibria, por meio do 0800 7079810, que vem fixado nos caminhões , qualquer pessoa pode ligar e informar se flagrar alguma irregularidade.

 

FIBRIA DESENVOLVE E PATENTEIA MODELO EXCLUSIVO DE CARROCERIA

 

Mais leve, espaçoso e com maior capacidade de carga. Esses são os atributos do mais novo projeto de carroceria para tritrens que transportam madeira para a fábrica de Jacareí. O projeto foi desenvolvido e patenteado pela Fibria , por meio de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 
Os estudos foram concluídos em outubro de 2013 e o projeto-piloto foi testado no último trimestre em São Paulo. A previsão é de que até meados de outubro deste ano, 30 carretas estejam operando na região.

 
Os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento no novo equipamento conseguiram reduzir o peso do veículo usando um tipo de aço mais leve e resistente na sua fabricação, o que contribui para frenagens mais eficientes e seguras para o motorista.

 
As alterações também colaboraram para aumentar em 19,3% a capacidade de transporte de carga, dependendo do peso da madeira e, consequentemente, geraram uma economia significativa de combustível e redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Nos testes iniciais, as carrocerias registraram, ainda, aumento de 10% de volume total de transporte de carga por viagem.

 
Após a fase de testes e ajustes, a intenção é adaptar toda a frota que presta serviço para a Fibria com o novo modelo de tritrem a partir de 2015.

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