Labrador Thor e equipe K9-CWB ajuda na apreensão de mais de 200kg de produtos irregulares. Atenção foi redobrada em decorrência do surto de Peste Suína
Auditores fiscais federais agropecuários (Affas) do Vigiagro apreenderam mais de 200 kg de produtos irregulares em bagagens de passageiros nos aeroportos Viracopos e Guarulhos. A operação ocorreu de 8 a 12 de junho, contou com o apoio do cão de detecção Thor, um labrador de três anos de idade, e reforçou a fiscalização nos aeroportos durante jogos da Copa América.
A operação ocorreu nos voos desembarcados em Viracopos e Guarulhos que trouxeram delegações dos países participantes da competição e nos demais que chegaram no mesmo horário – um dos critérios para a seleção dos voos inspecionados foi a presença de passageiros que vieram participar da Copa América.
Em Viracopos, a equipe K9-CWB atuou na recepção da delegação do Chile e em voos regulares vindos de Portugal e da França. Foram retidos 12,8 kg de produtos. Em Guarulhos, Thor atuou durante a chegada das delegações do Equador e do Japão e em quatro voos regulares da Etiópia, África do Sul, Catar e Dubai. Foram apreendidos 292 kg de produtos irregulares, sendo que 7,8 kg pertenciam à delegação do Japão.
O reforço na fiscalização é uma medida importante em face à epidemia de peste suína africana que assola principalmente a China, mas que já foi detectada em outros países da Ásia e da Europa. Os cães de detecção, como Thor, são treinados pelo Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) e auxiliam os auditores fiscais federais agropecuários das Unidades de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de portos, aeroportos e postos de fronteira.
“Esses profissionais são os principais beneficiários do trabalho dos cães na inspeção de cargas e bagagens”, diz o Affa e chefe do CNCD, Ângelo de Queiroz. Atualmente, apenas dois estados possuem equipes desse tipo: o Distrito Federal e o Paraná. Porém, três novos cães estão em treinamento e devem entrar em ação ainda neste ano. “A previsão é que eles atuem em Guarulhos (SP), no Galeão (RJ) e em aeroportos e postos de fronteira no norte do país, ainda em estudo”, finaliza.
Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos labo ratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.