logo
Foto divulgação- Sindicato Rural de Itapetininga
Foto divulgação- Sindicato Rural de Itapetininga

Itapetininga – Operação São Paulo Sem Fogo: programa oferece aos produtores de Itapetininga e de todo o estado, acesso a treinamentos especializados do Corpo de Bombeiros 

A importância da conscientização e do treinamento é uma ação que vem sedo cada vez mais reforçada e aplicada pelo...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

A importância da conscientização e do treinamento é uma ação que vem sedo cada vez mais reforçada e aplicada pelo Sindicato Rural de Itapetininga

Com a chegada iminente do período de estiagem, a preparação contra incêndios torna-se uma prioridade crucial para os produtores rurais de Itapetininga. Uma série de iniciativas e programas coordenados por órgãos estaduais e locais está a pleno vapor para fornecer o apoio e o conhecimento necessários para proteger o meio ambiente e as propriedades rurais.

No centro dessa estratégia está a Operação São Paulo Sem Fogo, um sistema abrangente que integra ações de prevenção, controle e combate a incêndios. Este programa oferece aos produtores de Itapetininga e de todo o estado, acesso a treinamentos especializados do Corpo de Bombeiros e assessoria técnica para um manejo seguro da propriedade. O objetivo é claro: reduzir os riscos de incêndios e minimizar seus impactos devastadores.

Prova desse compromisso local é a atuação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP / 4º Subgrupamento do 15º Grupamento de Bombeiros) de Itapetininga. A corporação tem realizado oficinas preparatórias, como a segunda fase ocorrida na cidade, para capacitar brigadistas e membros da comunidade rural. Essas formações são vitais, pois preparam para uma resposta inicial rápida e eficaz em caso de incêndios florestais, antes mesmo da chegada das equipes especializadas, bem como, tivemos o alinhamento de ações e estratégia dos integrantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo – Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura) em uma reunião para atualizar e nivelar conhecimentos e princípios que norteiam o combate a incêndios com eficiência.

Além disso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), em parceria com o governo estadual, tem liderado debates essenciais para aprimorar as regulamentações de combate e prevenção de incêndios. O foco é criar leis que sejam não apenas eficientes, mas também aplicáveis à realidade dos produtores rurais, considerando as particularidades de cada tipo de cultivo e criação de animais.

Questões como a realização de aceiros e a identificação de pontos de captação de água são constantemente discutidas para garantir a segurança jurídica e operacional no campo. Dentro dessa preocupação e significado importante para todos associados que o  Diretor Secretário do Sindicato Rural, Marcos Müller, participou no último dia 13 de maio, de uma das reuniões ao longo desse ano, sobre a regulamentação do manejo adequado do fogo pelos produtores rurais no estado, haja vista que o Governo Federal pretende legislar em todo território nacional sobre o assunto (no silêncio ou inércia de um dos estados do Brasil, esse(s) será(ão)  determinado(s) seguir a futura previsão legal federal). Há a possibilidade dos estados de aperfeiçoar essa legislação de modo particular face as suas peculiaridades locais, por isso dessas reuniões. O tempo é curto, mas existem vários técnicos de várias entidades e órgãos no estado de São Paulo trabalhando com afinco nesse sentido para dar o melhor retorno a todos, em especial, o que diz respeito às multas aos produtores rurais – com propriedades atingidas pelo fogo – serem responsabilizados financeiramente, mesmo não tendo sido iniciado esse incêndio em suas propriedades. É justamente nesse caminho que o Sindicato Rural de Itapetininga está atento em defesa dos interesses de seus associados de forma positiva, aliado e atento às ações afirmativas promovidas em parceira constante com a FAESP / SENAR-SP, na pessoa de seu presidente – com a visão sempre vanguardista e prevencionista – Dr. Tirso Meirelles.

A importância da conscientização e do treinamento foi reforçada recentemente pelo Sindicato Rural de Itapetininga, no dia 02 de junho, em seu Informativo Rural, durante o programa “Rancho do Filisbino”, dedicou espaço a informações valiosas para os produtores rurais de Itapetininga. O programa contou com a participação especial do 1º Sargento PM Maurício Lima Carvalho de Campos, do 4º Subgrupamento do 15º Grupamento de Bombeiros de Itapetininga. Ele abordou detalhadamente as causas dos incêndios florestais e a importância crítica da prevenção, alertando sobre os riscos e as melhores práticas para evitá-los. Durante o programa da rádio, Bruno Galvão – Coordenador das Ações do SENAR em Itapetininga, destacou a oferta de cursos gratuitos em parceria com a FAESP/SENAR-AR, do curso de prevenção e combate a incêndios.

Essas ações conjuntas – da formulação de políticas à capacitação técnica / prática local e a divulgação de informação em canais acessíveis – são fundamentais para que os produtores rurais estejam bem equipados e informados para enfrentar os desafios da seca. O conhecimento e as ferramentas oferecidas visam garantir a proteção da vida, do patrimônio, da produção e do meio ambiente. Fontes das informações: (FAESP/SENAR/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo / 4º Subgrupamento do 15º Grupamento de Bombeiros / Itapetininga).

Notícias relacionadas