logo
Search

Itapeva – Governo de SP entrega equipamentos de acessibilidade para região

Ações e equipamentos do programa Cidade Acessível tem como objetivo oferecer acessibilidade e melhoria da qualidade de vida para as...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Ações e equipamentos do programa Cidade Acessível tem como objetivo oferecer acessibilidade e melhoria da qualidade de vida para as pessoas com deficiência do estado

O programa Cidade Acessível realizou a entrega de R372 mil de reais em equipamentos como: Academias Adaptadas, Cadeiras Anfíbias e Cadeiras de Trilha Adaptadas para municípios da região de Itapeva com o objetivo de tornar as cidades mais inclusivas e acessíveis.

As entregas acontecem para Apiaí, Campina do Monte Alegre, Fartura, Itaí, Itararé e Piraju por meio de assinatura de convênios e esses equipamentos que visam a melhoria da qualidade de vida e acessibilidade das mais de 48 mil de pessoas com deficiência da região, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Academia Adaptada conta com supino, twist, tríceps, abdominal, puxada alta e o bíceps. O uso dos aparelhos contribui para melhorar a autoestima e a capacidade física, assim como apresenta ganhos em autonomia, postura, mobilidade e independência para a pessoa com deficiência. Já as cadeiras de trilha adaptadas permitem que esse público realizem a prática de montanhismo e trilha.

As cadeiras anfíbias possibilitam o acesso de pessoas com deficiência em água doce e/ou salgada, por meio de rodas que boiam e se movimentam em areia. As cadeiras de trilha adaptadas permitem que esse público realizem a prática de montanhismo e trilha.

Cidade Acessível
Com um investimento de mais de R 340 milhões, o Cidade Acessível é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar e cadeiras de trilha adaptadas, além de kits de acessibilidade. O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

Por – Simone Nieves

(11) 9 7228-4044

simone.regina@sp.gov.br

Notícias relacionadas