logo
Search

Itapeva – Prefeitura instala Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência

Casos serão encaminhados ao Creas pela Santa Casa, Delegacia de Mulher ou postos de saúde da cidade   As mulheres...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

mancheteCasos serão encaminhados ao Creas pela Santa Casa, Delegacia de Mulher ou postos de saúde da cidade 

 

As mulheres itapevenses que são vítimas de violência têm, desde esta sexta-feira (07), um espaço para receber apoio. O projeto é da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, e sua implantação foi comemorada pelo prefeito Roberto Comeron. “Agora podemos oferecer suporte para as mulheres que sofrem agressões. Além disso, elas encontram orientações jurídicas para futuras ações legais, o que também é muito importante”, diz o prefeito Roberto Comeron.   A Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência não terá seu endereço divulgado, segundo a secretária municipal de Ação Social Elizabeth do Rocio Minaif Santos, por medida de proteção às vítimas. Segundo ela, toda a demanda será recebida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que fica na Rua José Basílio, 114.

 

Segundo a secretária, embora as mulheres sejam amparadas pela Lei Maria da Penha, que reforçou as punições para quem pratica violência contra a mulher, ainda existe um grupo ainda desconhecido do poder público, sofrendo agressões físicas e psicológicas. O novo espaço criado pela Prefeitura tem a missão de proteger e também de atrair essas vítimas, cujos filhos também serão amparados.  Todas elas serão encaminhadas ao Creas pela Santa Casa de Itapeva, pela Delegacia de Mulher ou pelos postos de saúde da cidade. Lá elas serão recebidas por uma equipe multidisciplinar composta de uma assistente social, dois psicólogos e um advogado. Caso seja necessário, a vítima poderá permanecer na Casa, até que ela esteja em segurança.

 

Empreendedoras. 

Além de garantir um espaço para as vítimas de violência em Itapeva, a Prefeitura tem trabalhado, desde o ano passado, para poder oferecer uma vida nova a cada uma dessas mulheres. A ideia é implantar a Casa de Apoio à Mulher Empreendedora, que vai oferecer cursos de qualificação profissional às mulheres.    Em 2013, a secretária Elizabeth protocolou um pedido junto à Secretaria de Políticas para Mulheres, órgão ligado ao Governo Federal, solicitando a estrutura necessária para a realização dos cursos.  Para a secretária, é missão de toda a equipe de governo da Prefeitura combater e erradicar todas as formas de violência e apoiar toda a sociedade no sentido de se desenvolver e obter qualidade de vida.

Notícias relacionadas