O fortalecimento do turismo como motor econômico e a integração dos municípios do Sudoeste Paulista são os temas centrais do 2º Fórum de Turismo e Desenvolvimento Regional. O evento acontece no próximo dia 2 de julho, no Espaço Première, em Itararé (SP).
Realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Sebrae Aqui, o fórum debaterá estratégias para o desenvolvimento sustentável e a geração de negócios no setor. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados podem garantir a participação preenchendo o formulário de inscrição.
Integração e Oportunidades Regionais
O evento contará com uma programação robusta a partir das 15h, reunindo autoridades, especialistas e empresários. Serão discutidos temas como a nova legislação do setor, empreendedorismo, marketing de destinos e parcerias público-privadas (PPPs).
Um dos grandes destaques do fórum é o painel “As Riquezas do Sudoeste Paulista e Suas Oportunidades”, que trará cases de sucesso locais em ecoturismo, etnoturismo, turismo religioso e rural. Além disso, o público poderá acompanhar palestras do ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e de Aristides Cury, presidente da Associação Mundial de Profissionais de Turismo e Viagens.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, o turismo é um vetor estratégico de desenvolvimento:
“O turismo tem um enorme potencial para impulsionar a economia regional, gerar emprego, renda e valorizar as características únicas de cada município. Este fórum foi pensado para promover conexões, compartilhar conhecimento e estimular a construção de uma visão integrada entre os 21 municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP.”
Borges ressalta ainda que o sucesso dos destinos depende diretamente da união entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades de apoio. “Quando trabalhamos de forma colaborativa, conseguimos criar experiências mais atrativas para os visitantes e fortalecer toda a cadeia produtiva”, completa.
Programação Completa
- 15h00 – Check-in, Coffee Break, Conexões e Visita aos Expositores
- 15h30 – Abertura Oficial
- 16h00 – Palestra: ‘A Evolução do Turismo Regional – Um Olhar da Gestão Pública’ | Com o prefeito de Itararé, João Fadel, e o consultor do Sebrae-SP, André Scalco
- 16h20 – Palestra: ‘A Nova Lei do Turismo e Seus Impactos’ | Com Andressa Scudeler (Senac Itapetininga)
- 16h40 – Palestra: ‘Um Negócio Chamado Turismo’ | Com Wilson Borges (Gerente regional do Sebrae-SP)
- 17h00 – Painel: ‘As Riquezas do Sudoeste Paulista e Suas Oportunidades’ | Apresentação de André Scalco (Sebrae-SP) e divisão dos seguintes cases:
- Ecoturismo de Aventura (Case Jaguariaíva) – Moderação: Edilson Moraes (Sec. de Turismo de Itararé)
- Etnoturismo (Case Aldeia Tekoa Porã) – Moderação: Cassiano Campos (Sec. de Turismo de Itaporanga)
- Turismo Religioso (Case Abadia de Santa Cruz) – Moderação: Claudinei Fermino (Sebrae-SP)
- Turismo Rural (Case Fazenda Bom Jesus e Pousada Vale dos Gigantes) – Moderação: Carol Klocker (Associação dos Cânions Paulistas de Itararé)
- 18h00 – Intervalo, Coffee Break, Conexões e Expositores
- 18h30 – Palestra: ‘O Fator Turismo’ | Com Roberto de Lucena (Ex-secretário de Turismo do Estado de SP)
- 19h30 – Palestra: ‘Marketing de Destinos Turísticos – A Parceria Público-Privada’ | Com Aristides Cury (Presidente da Associação Mundial de Profissionais de Turismo e Viagens)
- 20h30 – Encerramento
Serviço
- Evento: 2º Fórum de Turismo e Desenvolvimento Regional
- Data: 2 de julho
- Horário: Das 15h às 21h (Início do credenciamento às 15h; abertura oficial às 15h30)
- Local: Espaço Première
- Endereço: Praça Coronel Jordão, 260, Centro – Itararé/SP
- Inscrições: Gratuitas, através do Link do Formulário (Vagas limitadas)
Redação Local – Fonte Marcus Vinicius Oliveira/ Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP


