A Tera Nutrição Vegetal, unidade de negócios da Tera Ambiental, que produz fertilizantes orgânicos a partir do lodo de esgotos e resíduos industriais, participou, nesta quinta-feira (17/11), do I Encontro de Cultivo Protegido do Circuito das Frutas. O evento realizou-se na ETEC Benedito Storani, em Jundiaí, e foi organizado pela Unidade de Gestão de Agronegócio Abastecimento e Turismo (UGAAT) do município. Além da atividade principal com o “Dia de Campo, foram proferidas palestras e promovidos encontros nos estandes dos expositores, contemplando informações sobre tecnologias, boas práticas na utilização de insumos, como o fertilizante orgânico, e técnicas de cultivo protegido na horticultura.
Marcos Hiro Kawabata, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Tera Nutrição Vegetal, salientou que o evento foi um grande aprendizado para os participantes, como produtores rurais, estudantes, pesquisadores, professores e organizadores. “Todos puderam apresentar e explicar suas atividades, unindo a abordagem teórica à prática dos agricultores, com seus exemplos do trabalho no campo”, frisou, acrescentando: “Assim, proporcionamos toda a tecnologia e informação para que os produtores aprimorem o cultivo. Esses eventos são muito importantes para a região e o desenvolvimento e desempenho dos cultivos”.
A Tera Nutrição Vegetal já havia firmado acordo de patrocínio para reforma e incremento do Campo Experimental na ETEC Benedito Storani, em Jundiaí. A empresa providenciou a reconstrução e montagem de sete estufas demonstrativas de Produção em Cultivo Protegido e colaborou com o projeto, que tem o propósito de educar os alunos sobre adubação orgânica na horticultura. Além disso, forneceu uma tonelada do Fertilizante Orgânico Composto ensacado Tera Mix para fertilização dos solos.
A parceria tem como propósito apresentar inovações em horticultura aos jovens do ensino integrado/concomitante da ETEC, bem como aos produtores rurais de Jundiaí e toda a região do Circuito das Frutas, consórcio intermunicipal das seguintes cidades que têm na agricultura a base de seu negócio: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Por Larissa Souza-