Instituto Cidades Sustentáveis divulga resultado de levantamento sobre gênero, raça, renda, acesso à serviços e orientação sexual
O Instituto Cidades Sustentáveis lança na quarta-feira, 10 de agosto, o resultado da pesquisa “Cidades Sustentáveis: Desigualdades”. Com sondagem nacional, o mapeamento busca levantar a percepção da população brasileira sobre as múltiplas desigualdades que atingem o Brasil.
O lançamento acontece no SESC Bom Retiro, em São Paulo, com um debate que terá a presença do Padre Júlio Lancellotti, da pesquisadora e professora de Serviço Social da PUC, Aldaíza Sposati, e mediação de Gisele dos Santos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. Os dados serão apresentados por Patrícia Pavanelli, do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), parceria na realização da pesquisa.
A pesquisa consultou duas mil pessoas, nas cinco regiões do país, sobre a necessidade de desenvolver atividades extras para complemento de renda, percepção sobre pessoas em situação de fome e pobreza, situações de preconceito e sobre acesso a serviços digitais.
“A pesquisa é um retrato fidedigno daquilo que já vem sendo registrado em diversas análises: a desigualdade social que afeta prioritariamente os grupos minorizados, como mulheres, negros e LGBTQIA+. Entender as desigualdades e como ela afeta a sociedade é condição fundamental para termos ferramentas para solucioná-las“, explica Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis.
O encontro também será transmitido pelo YouTube do Sesc São Paulo e pelas redes sociais da Rede Nossa São Paulo.
Serviço
Lançamento da pesquisa “Cidades Sustentáveis: Desigualdades”
Data: 10 de agosto, das 10h às 11h30
Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos
Assessoria de Imprensa
Matheus Zanon