logo
Search

Manaus conquista 1º lugar em ranking nacional de serviço de Saúde

Pela primeira vez na história, município assume liderança do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde Com apenas um ano...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Pela primeira vez na história, município assume liderança do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde

Com apenas um ano da gestão do prefeito David Almeida, e após os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, a cidade de Manaus conquistou o primeiro lugar no ranking do Índice Sintético Final (ISF) das capitais brasileiras no terceiro quadrimestre de 2021.

O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde, tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços de Saúde Básica oferecidos pelos municípios à população.

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (2/2) pelos canais de comunicação oficiais do Ministério da Saúde, e em coletiva de imprensa realizada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, a secretária de Saúde do município, Shádia Fraxe, e membros da pasta.

1⁰ lugar – Manaus – 8.10 pontos

2⁰ lugar – Palmas – 6.89 pontos

3⁰ lugar – Curitiba – 6.85 pontos

4⁰ lugar – Maceió – 6.82 pontos

5⁰ lugar – Rio de Janeiro – 6.77 pontos

Na ocasião, o prefeito David Almeida destacou que Manaus atingiu este resultado em apenas um ano e hoje lidera o ranking do Ministério da Saúde, a uma distância de 1,2 pontos da segunda colocada, Palmas (TO).

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“Pela primeira vez na história, somos a capital com os melhores índices de serviços de Saúde Básica. Queremos que a nossa cidade continue sendo conhecida por notícias boas como esta”, comemorou o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde, Shadia Fraxe, Manaus teve maior destaque nos indicadores que monitoram a saúde das mulheres e, especialmente, das gestantes. “No início de 2021, tínhamos um ISF de 54% e receberíamos apenas esta porcentagem dos recursos que o Ministério da Saúde define para Manaus”, explicou.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“Atualmente em primeiro lugar entre as capitais, Manaus passa a receber 98,5% dos repasses do governo federal. Consideramos este resultado um sucesso, fruto de muito trabalho e do apoio da gestão do prefeito David Almeida”, declarou a secretária.

Saiba Mais

O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), criado pelo Ministério da Saúde em 2019. O programa viabiliza o repasse de recursos do governo federal aos municípios, com base em três indicadores: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde nas cidades) e incentivo a ações estratégicas (adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

Prefeitura de Manaus / Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas