Solenidade realizada no Museu do Futebol contou com presença de ídolos esportivos e do governador Geraldo Alckmin
A manhã desta segunda-feira (4/9) marcou o lançamento oficial do programa Balada Campeã. A solenidade foi realizada no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Paulo Gustavo Maiurino, dos três embaixadores do programa (Falcão, no futsal, Dexter no rap e Diego Freestyle), além de diversos ícones do esporte brasileiro: Magic Paula, Marcelo Negrão, Mauricio, Rodrigão, Juninho Paulista, Cafu, Marcelinho Carioca e Minotauro. Estiveram presentes também representantes das quatro comunidades beneficiadas pelo projeto: Heliópolis, Brasilândia, Rio Pequeno e Paraisópolis.
O objetivo do Balada Campeã, programa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) é oferecer opções de esporte, lazer e entretenimento para quatro grandes comunidades da capital paulista: Heliópolis, Brasilândia, Paraisópolis e Rio Pequeno. Somadas, as comunidades somam aproximadamente 500 mil habitantes. O programa será realizado a partir do dia 15 de setembro durante oito finais de semana, sempre das 22 às 3 horas e simultaneamente nas quatro comunidades, em escolas estaduais. Os participantes terão acesso a um torneio de futsal (masculino e feminino), batalhas de grafite, de rap e de futebol freestyle, além de atendimento multidisciplinar com psicólogos, médicos e profissionais da saúde voltados à juventude.
A parceria com a iniciativa privada vai garantir sem custos ao Estado nem aos participantes a reforma e pintura nas quadras das escolas, material esportivo (bolas, rede e uniformes), além da tinta e demais materiais utilizados para as batalhas de grafite.
Após as disputas nas quatro comunidades, os vencedores participam de uma etapa final no Ginásio do Ibirapuera, marcada para o dia 11 de novembro. O governador Geraldo Alckmin salientou a importância de ações próximas à comunidade. “Nós estaremos oferecendo para a juventude uma boa equipe de preparo, atividades esportivas e artísticas. Essa é a melhor maneira de a gente afastar da droga, é promover o esporte e fazer prevenção”, disse.
O secretário Paulo Gustavo Maiurino valorizou a participação popular antes mesmo do lançamento do programa. “A escolha do futsal se deu justamente por meio dos líderes comunitários. É nosso papel, sempre, atender a quem mais precisa. O Balada Campeã oferece opções de esporte, lazer e entretenimento, de modo saudável, evitando o caminho do crime e das drogas”, concluiu.
Também marcaram presença na cerimônia de abertura o secretário da Educação, Renato Nallini e a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. O secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude, Silvio Garcia Jr., o chefe de gabinete, Leopoldo Loadyr Junior e o coordenador de programas para a Juventude, Erlon Lopes, também compareceram ao evento representando a SELJ.