Pesquisa do Sebrae-SP mostra que consumidores pretendem gastar R$ 161, em média, por presente na data, principalmente com roupas, calçados, perfumes e cosméticos
Os consumidores pretendem gastar R$ 161, em média, por presente, para o Natal este ano, o que deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Deste total, 1,4 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 427 mil Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Já no Sudoeste Paulista e Alto Vale, as vendas devem impactar 27.021 MEIs e 10.719 MPEs.
A expectativa de 57,6% dos MEIs em todo o estado é que as vendas de Natal em 2024 serão melhores, enquanto 31,3% acreditam que serão iguais. Para 8,9%, no entanto, serão piores. Já 2,2% não souberam avaliar. Entre as MPEs, 38,6% entendem que vão vender mais neste Natal, número similar aos 36,5% que esperam o mesmo volume de vendas na comparação com 2023. Para 23,6% haverá menos vendas, enquanto 1,3% não souberam mensurar.
Para Thaís Paulino, empreendedora itapevense no setor óptico, as expectativas são positivas, entretanto ela ressalta que o movimento está menor do que anos anteriores. “As nossas expectativas para as vendas de Natal são as melhores possíveis. Estamos apostando todas as fichas, porém, ainda o movimento de dezembro não está como antigamente. No ano passado, por exemplo, nessa mesma data, as vendas e o fluxo já estavam maiores e a demanda também. Estamos apostando na véspera, do dia 20 em diante, pois os consumidores já terão recebido a segunda parcela do décimo terceiro”, comentou.
Já a confeiteira Tânia Panichi, que costuma aceitar encomendas de doces para as festas de final de ano, os pedidos aumentaram expressivamente em relação ao ano anterior. “Comparado ao ano passado, este está bem melhor. Em 2023 eu fiz muito pouca encomenda para o Natal e para o Réveillon não tive nenhuma. Já este ano eu tenho algumas encomendas para ambas as datas e a minha expectativa é que isso aumente consideravelmente. Mas também entendo que o pessoal sempre deixa para fazer as encomendas depois do dia 20. Mas estou aguardando ansiosa pelos pedidos”, confessou.
Atuando no ramo de calçados, a empresária Juliana Nalesso conta que se programou para o Natal, deixando o seu estoque enxuto, mas com grandes expectativas. “Pela minha experiência de 20 anos de comércio, eu me preparei para um Natal bom. Deixei o meu estoque bem enxuto e até o momento está tudo dentro das minhas expectativas. Os dias estão oscilando entre muito bons e fracos. Esperamos que do dia 20 até a véspera do Natal as vendas se aqueçam”, explicou.
Opinião dos consumidores
Para 53% dos consumidores que pretendem fazer as compras em pequenos negócios, o gasto com presentes para o Natal será maior do que em 2023, enquanto 22% acham que gastarão o mesmo que no ano passado. Já 26% das pessoas entrevistadas acreditam que gastarão menos que em 2023.
Durante a pesquisa, 41% dos consumidores destacaram o preço como fator mais influente na decisão de compra. Mas outros pontos como qualidade dos produtos (29%), facilidade na compra (26%), ofertas e promoções (25%) e confiança na loja (24%) também foram levados em consideração.
A busca por informações sobre presentes se dá tanto nas lojas físicas (55%), quanto de forma remota, principalmente via redes sociais (45%). No entanto, o principal formato de compra é o totalmente presencial (44%), embora formatos remotos também sejam usados, em diferentes combinações, de forma parcial ou exclusivamente remota.
De acordo com o levantamento “Natal 2024”, os itens com maior intenção de compra para a data são roupas e calçados (53%), perfumes e cosméticos (40%), panetone, chocotone e /ou cestas de Natal (37%), chocolates (34%) e brinquedos, jogos de tabuleiro ou baralhos (34%). Na média, o gasto com presentes adquiridos de pequenos negócios terá um aumento real (descontando a inflação, medida pelo IPCA-IBGE) de 4,4% sobre 2023.
“O Natal é a data mais importante do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, decoração natalina, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira.
Metodologia
A pesquisa “Natal 2024” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma sondagem com a opinião dos empreendedores, realizada por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade. A segunda sondagem foi realizada com consumidores, pessoas físicas, por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2024.