logo
Search

Políticos de Capão Bonito prestigiam cerimônia dos 53 anos do Corpo de Bombeiros de Sorocaba

Para o novo comandante da corporação, major Miguel Ângelo de Campos, o atual desafio é atender à grande demanda de...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

01Para o novo comandante da corporação, major Miguel Ângelo de Campos, o atual desafio é atender à grande demanda de queimadas na região

Diversas autoridades das polícias Militar e Civil estiveram presentes na solenidade que comemorou os 53 anos do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, na manhã de sexta-feira (13/11), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba.

O prefeito Julio Fernando e o presidente da Câmara Matheus Enei Francatto também prestigiaram a comemoração e destacaram a importância da corporação para a região.

Devido a grande parceria em Capão Bonito, o prefeito Julio Fernando foi inclusive convidado a compor a mesa ao lado dos representantes militares.

Durante a festividade, os oficiais prestaram uma homenagem ao antigo comandante interino da corporação, coronel Roberto Suganuma, com a exposição de seu quadro entre os antigos comandantes.

Ele destacou as mudanças ocorridas em aproximadamente um ano em que esteve no comando do cargo. “Foi um ano de mudanças, com a implantação de um novo código de emergências. Na época em que assumi, o Corpo de Bombeiros ganhava uma nova autonomia. Por isso, para mim é motivo de orgulho ter tido a oportunidade de estar à frente desta corporação, que é aberta a quem realmente tem vocação para servir à comunidade”, disse Suganuma.

O atual comandante, major Miguel Ângelo de Campos, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, disse que hoje a unidade de Sorocaba conta com 400 oficiais, que atendem às cidades de Votorantim, São Roque, Itu, Salto, Porto Feliz, Boituva, Tietê, Tatuí, Itapetininga, Capão Bonito, Itapecerica da Serra, Apiaí, Mairinque e Sorocaba. Ainda, segundo ele, o desafio atual da corporação é atender à grande demanda de queimadas, tão comuns em época de estiagem. 

“Hoje, conseguimos suprir a demanda da região, com grande volume de ocorrências de queimadas, contando com nossa equipe, juntamente com brigadas de incêndio de outras regiões, como também brigadistas particulares ou de concessionárias. Outro apoio que temos vem das equipes do Samu, que nos servem de aliadas para atendimentos pré-hospitalares, em casos de acidentes”. 

Amigo do Bombeiro – Outra homenagem foi feita aos bombeiros que atuaram no incêndio da empresa Ultracargo, em Santos, no mês de abril.

Além disso, houve uma condecoração com a medalha de láurea de mérito pessoal pelos bons serviços prestados à comunidade e a entrega do diploma “Amigo do Bombeiro” a personalidades que colaboraram direta e indiretamente com a corporação.

Estiveram presentes, o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), major Wagner Tardelli, o capitão Fernando de Agrella, o major Vanclei Franci e o tenente-coronel do 7º BPM/I, Marcos Antônio Ramos, que ressaltou a importância dos Bombeiros à população.

“O 15º Grupamento de Bombeiros tem uma importância fundamental para a Instituição Polícia Militar, pois após algumas reorganizações de área, atualmente é responsável pelo atendimento de uma área que abrange 50 municípios. O corporação tem prestado um serviço de excelência no nosso município e por isso devemos homenagear a todos que fazem parte”, destacou o prefeito Julio Fernando.

História – A década de 50 foi marcada pelo início das discussões para a criação dos serviços operacionais do Corpo de Bombeiros na cidade de Sorocaba.

Após vários debates envolvendo a iniciativa privada e os governos estadual e municipal, finalmente em 29 de novembro de 1961, através do Projeto de Lei Nº 880/61, de autoria do então Prefeito Municipal Dr. Artidoro Mascarenhas, “Dr. Pitico”, criou-se o Corpo de Bombeiros em Sorocaba, sendo o local de instalação uma área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública (atual CPI-7), no bairro do Cerrado, onde está localizado atualmente o PB Cerrado.

Após a conclusão das exigências do Corpo de Bombeiros da Capital quanto à instalação de um Posto de Bombeiros no município de Sorocaba, foi finalmente firmado o Convênio entre o Estado e a Prefeitura Municipal, estando presente no ato da assinatura do Convênio o Dr. Virgílio Lopes da Silva, secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública, o Coronel PM Oldemar Ferreira Garcia, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Dr. Artidoro Mascarenhas, prefeito de Sorocaba, sendo oficialmente inaugurado em 12 novembro de 1962, o Serviço de Bombeiros em Sorocaba, ficando subordinado ao Grupamento de Campinas.

Com a finalidade de conscientizar a população jovem sobre os perigos do dia a dia, frente à um sinistro e como evitá-los através da prevenção, o Corpo de Bombeiros forma no dia 03 de fevereiro de 1978, o primeiro contingente de Bombeiros Mirins em Sorocaba, com a participação de 25 crianças que tiveram noções básicas de prevenção contra incêndio, salvamento aquático, salvamento em altura e extinção de incêndio, através de aulas teóricas e práticas no quartel de Bombeiros do Cerrado.

A partir de 1978, uma nova campanha é lançada em prol da construção de um Posto de Bombeiros que atendesse o Bairro do Além Linha e Zona Industrial de Sorocaba. O atendimento operacional nessa região era precário, necessitando do deslocamento diário de uma guarnição de Auto Bomba para a Praça Pio XII, até às 21 horas, onde os equipamentos ficavam expostos às intempéries. A preocupação maior era com o tempo resposta aos atendimentos de ocorrências, pois, após o recolhimento das viaturas ao Posto de Bombeiros no Cerrado, a referida região ficava desguarnecida. Após cinco anos de luta, é finalmente vencida mais uma etapa, sendo inaugurado em 25 de janeiro de 1983, o Posto de Bombeiros localizado no Bairro de Santa Rosália, na Avenida Dom Aguirre.

Em 12 de maio de 1989, através do Decreto Estadual nº 29.911, o Corpo de Bombeiros de Sorocaba passou à condição de Unidade, constituindo-se no 15º Grupamento de Bombeiros.

Notícias relacionadas