Evento acontecerá no Parque das Águas nos dias 21 e 22 de agosto
Após o sucesso das duas primeiras edições, acontece neste dias 21 e 22 de agosto, no Parque das Águas, a 3ª Feira de Tradições de Capão Bonito (SP), promovida pela Rede de Cidadania Ativa, apoiada pela Fibria, em parceria com a prefeitura do município.
O objetivo é fortalecer as associações ligadas à rede, por meio da comercialização de produtos e divulgação dos trabalhos realizados por elas, resgatando as tradições e costumes da cultura local. Além da grande variedade de produtos artesanais – quadros, bonecas de pano entre outros – e os alimentícios – com foco na culinária típica, como pamonha e costela com quirera, o evento conta também com diversas atrações culturais, como apresentações de danças, música caipira e roda de viola. O destaque fica para o Festival de Música Sertaneja Raiz com premiação em dinheiro para apresentações solo, em dupla ou trio.
“Iniciativas como a Feira de Tradições vão ao encontro dos objetivos da Fibria nas comunidades onde atua: promover o desenvolvimento social e econômico, gerando trabalho, renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirma Israel Batista Gabriel, consultor de Sustentabilidade da empresa.
Durante a Feira, algumas das associações de produtores de Capão Bonito, que compõem a Rede, irão comercializar produtos do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – PDRT, desenvolvido pela Fibria na região, o que torna o evento um importante meio para acesso ao mercado.
Sobre a Rede de Cidadania Ativa
Criada em 2012, a Rede de Cidadania Ativa é composta por 55 instituições atuantes nos setores da educação, cultura, assistência social, meio ambiente, ação comunitária e agricultura familiar. Destas, 30 se localizam no perímetro urbano e outras 25 na zona rural de Capão Bonito e municípios do entorno da cidade, como Ribeirão Grande, Guapiara e Burí.
O projeto nasceu do desejo comum de várias organizações: transformar a realidade da região, por meio de ações institucionais com objetivo de valorizar a cidadania. A gestão da Rede é fundamentada em diagnósticos participativos, atendendo às demandas socioambientais.
Em 2013 a Rede de Cidadania Ativa se destacou no Programa de Desenvolvimento em Gestão para Organizações de Terceiro Setor – o PDG.org – promovido pelo Instituto Hartmann Regueira, em parceria com o Instituto Votorantim e apoiado pela Fibria. O modelo de formação do projeto foi considerado referência por ser, dentre os participantes, a única associação de instituições que se destina exclusivamente à capacitação das entidades integrantes.
Serviço:
3ª Feira de Tradições
Data: 21 de agosto, a partir das 17h e dia 22 a partir das 11h
Local: Parque das Águas – Capão Bonito
O evento tem entrada franca e é aberto ao público.