logo
Search

Região de Sorocaba recebe equipamentos para tornar biblioteca municipal acessível às pessoas com deficiência visual

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos às bibliotecas de Sorocaba, Alambari, Boituva, Guapiara,...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos às bibliotecas de Sorocaba, Alambari, Boituva, Guapiara, Itapetininga, Salto, São Roque e Taquarituba

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, forneceu equipamentos de tecnologia assistiva para a Biblioteca Municipal de Sorocaba Jorge Guilherme Senger, a Biblioteca Pública Municipal Kelly Cristina Ramos, a Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar”, a Biblioteca Pública Municipal Isabel Baptista Barrios de Guapiara, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes Albuquerque de Itapetininga, a Biblioteca Municipal Paço dos Taperás de Salto, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel de São Roque e a Biblioteca Municipal Prof. José Aparecido Castellucci de Taquarituba.

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas é uma parceria firmada através de convênio entre a pasta e o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura em 62 bibliotecas municipais.

As bibliotecas municipais de Sorocaba, Alambari, Boituva, Guapiara, Itapetininga e Taquarituba receberam ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador. Já as bibliotecas municipais de Salto e São Roque, além dos equipamentos citados, receberam também display e impressora em braile.

As beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

As ganhadoras deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Notícias relacionadas