Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos às bibliotecas de Sorocaba, Alambari, Boituva, Guapiara, Itapetininga, Salto, São Roque e Taquarituba
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, forneceu equipamentos de tecnologia assistiva para a Biblioteca Municipal de Sorocaba Jorge Guilherme Senger, a Biblioteca Pública Municipal Kelly Cristina Ramos, a Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar”, a Biblioteca Pública Municipal Isabel Baptista Barrios de Guapiara, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes Albuquerque de Itapetininga, a Biblioteca Municipal Paço dos Taperás de Salto, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel de São Roque e a Biblioteca Municipal Prof. José Aparecido Castellucci de Taquarituba.
O projeto Acessibilidade em Bibliotecas é uma parceria firmada através de convênio entre a pasta e o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura em 62 bibliotecas municipais.
As bibliotecas municipais de Sorocaba, Alambari, Boituva, Guapiara, Itapetininga e Taquarituba receberam ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador. Já as bibliotecas municipais de Salto e São Roque, além dos equipamentos citados, receberam também display e impressora em braile.
As beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.
As ganhadoras deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.