Evento ocorreu entre os dias 11 e 14 de outubro, na capital paulista
O Sebrae-SP realizou, entre os dias 11 e 14 de outubro, a Feira do Empreendedor 2024, cuja edição deste ano ofereceu aos visitantes consultorias, palestras, network, novas tecnologias e muita inovação no universo dos pequenos negócios. Realizada no São Paulo Expo, a Feira contou com um espaço de 52 mil metros quadrados, com 28 atrações distribuídas em seis eixos temáticos e mais de mil espaços de exposição. Grandes nomes do empreendedorismo e do mundo dos negócios passaram pela FE24, compartilhando ideias, informações e experiências com os visitantes, que tiveram a oportunidade de participar do evento.
O Sebrae-SP organizou 441 missões, que levaram gratuitamente empreendedores de todo o Estado de São Paulo para o evento. O Escritório Regional Sudoeste Paulista foi representado por sete caravanas, as quais, em diferentes dias, abrangeram os municípios de Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.
Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar aos participantes muito conhecimento, inspiração em quem já alcançou um lugar de destaque no mercado, troca de informações e orientações com especialistas, consultorias em diversos assuntos e palestras com grandes nomes do empreendedorismo.
Por dentro da jornada
Eram quatro horas da manhã quando o ônibus estacionou em frente ao Escritório Regional do Sebrae-SP, em Itapeva. As pessoas começaram a subir e a tomar os acentos. Estavam todas animadas e com grandes expectativas em desbravar as novidades da Feira do Empreendedor 2024. Apesar da distância da capital e mesmo com o sono interrompido na madrugada, os participantes das missões aproveitaram a viagem para ampliar seus conhecimentos e inovar os seus empreendimentos.
Para o empreendedor itapevense João de Lacerda, a feira foi bastante produtiva para ampliar e alavancar os seus negócios no ramo da gastronomia. “Eu gostei bastante da Feira do Empreendedor. Foi a minha primeira vez, não a conhecia. Também não sabia da quantidade de produtos e serviços que o Sebrae-SP oferece. Foi uma experiência incrível, uma grande aprendizagem para nós que batalhamos dia a dia para melhorar o nosso negócio”, contou.
Já Silvana Teixeira, que trabalha com a venda de salgados, a feira abriu novos horizontes para o seu negócio e com as informações que obteve pretende colocar em prática, visando aumento dos lucros e diminuição do trabalho. “Para mim foi uma experiência nova e eu queria conhecer algumas máquinas para eu produzir meus salgados. Tive a oportunidade de fazer o cadastro e eles vão entrar em contato comigo. Isso vai facilitar bem o meu trabalho e me ajudar a produzir mais e consequentemente aumentar os lucros”, explicou.
Outra empreendedora que aproveitou bastante a oportunidade concedida pelo Sebrae-SP foi a Amanda Lopes, que trabalha com manutenção em equipamentos de informática. “Foi bem incentivador, pois precisamos inovar sempre. Estou com uma expectativa muito boa para meu negócio, que é na área da informática. Eu ouvi algumas palestras sobre atendimento ao cliente e como presto serviço, acho que isso serviu para eu obter novas ideias com o intuito de melhorar aquilo que faço. Eram muitas coisas para ver e ouvir, não consegui dar conta de tudo, mas o que absorvi em um dia, com certeza ajudará muito a aprimorar o meu negócio”, explicou.
Depois de muitas horas de imersão no mundo do empreendedorismo, as missões retornaram para seus destinos. Os participantes desembarcaram ansiosos e já pensando no evento do próximo ano. “Já quero garantir o meu lugar na missão do ano que vem, pois acredito que não deu tempo de ver tudo e ainda quero aprender muito. Foi a terceira vez que estive na feira e vou me programar melhor para a próxima, pois eram muitas palestras e acabei não priorizando algumas que me interessavam. Mas, apesar do pouco tempo, adquiri muito conhecimento e pretendo com isso garantir o sucesso do meu negócio”, confessou o empreendedor João Paulino, que atua com a venda de softwares.