logo
Search

Revista Via Mao traz tema de capa sobre “RASTRO DA SERPENTE” e uma reportagem sobre o documentário falando de suas 1200 curvas que ligam Capão Bonito (SP) à Curitiba (PR)

O média-metragem dirigida por Shigueo Ueda mostrará os 230 km de extensão do Rastro da Serpente e suas 1200 curvas,...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

O média-metragem dirigida por Shigueo Ueda mostrará os 230 km de extensão do Rastro da Serpente e suas 1200 curvas, um verdadeiro convite para os motociclistas que gostam de uma aventura. O Lançamento acontecerá – Dia: 23/08: às 19h no Porthal Rastro da Serpente – Entrada franca.

Capão Bonito é o ponto de partida e chegada dessa rota que atrai motoclubes de todos os estados e de outros países. A aventura é em meio a uma natureza preservada e característica de cidade interiorana, passa pelas cidades de: Guapiara, Apiaí, Ribeira, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e finaliza em Curitiba.

Shigueo Ueda, videomaker e diretor do curta, conta que foi atraído pela quantidade de motoclubes que passam diariamente no município. “A ideia desse tema surgiu ao notar a quantidade expressiva de motociclistas que passavam e paravam na cidade, isso despertou um interesse em produzir um documentário para enaltecer o moto-turismo em Capão Bonito”, revela.

Segundo Sérgio Gustavo Cipriano, gerente de um dos postos de combustível de Capão Bonito, em feriados prolongados, o município recebe em torno de 500 mototuristas. “Todos os dias é possível notar a presença de motociclistas na cidade, em grupos grandes e pequenos vindos de outras cidades, estados e países. Em final de semana prolongado, passa por aqui em torno de 400 a 500 motos, um movimento que está aquecendo o nosso comércio e quem ganha com isso é a nossa cidade”, conta o gerente.

Arthur - Fundador do Rastro da Serpente - Capão Bonito
Arthur – Fundador do Rastro da Serpente – Capão Bonito

Origem do Rastro da Serpente

Desde 2012, Capão Bonito ficou reconhecida com ponto de partida e chegada oficial da famosa rota do Rastro do Serpente, que foi nomeada por Edgar Treis Azevedo, PHD- BR (Proprietários de Harley Davidson- Brasil). Ao percorrer as rodovias SP-250 e BR-476 até Curitiba, ele ficou encantado pelas curvas sinuosas no trajeto, que inspiraram a denominação “Rastro da Serpente”.

Para marcar o início e o fim desta rota icônica e ser um apoio ao motociclista, o amante das duas rodas, o empresário Artur Eduardo, fundador do portal – Rastro da Serpente da SP-250 / Capão Bonito, em 21 de abril 2012, projetou uma Bar temático que visa acolher os aventureiros, celebrar a amizade e a liberdade, local de muito movimento turístico, hoje sobre nova direção, vem sendo administrada por empresários também amantes do motociclismo. Na Rota da Aventura são exploradas as cidades que contemplam o trajeto, os comércios que são paradas obrigatórias no passeio e também os motoclubes que, segundo o idealizador do projeto, são uma comunidade muito unida.

“A percepção notada ao produzir o material foi de que a comunidade dos motociclistas é muito unida, criam-se amizades fáceis, e também a de que é um estilo de vida único e muito cultivado por eles”, afirma Shigueo Ueda.

O impacto do Rastro da Serpente em Capão Bonito

O Rastro da Serpente está fomentando ainda mais o turismo em Capão Bonito, que vem se tornando um ponto de encontro de referência para a rota. “O movimento do moto-turismo é importante para que Capão Bonito seja reconhecida Brasil afora e na questão do movimento está impactando diretamente no comércio, seja na área gastronômica, bem como na rede hoteleira”, complementa o videomaker.

A cidade está se desenvolvendo e se tornando referência para os motociclistas que buscam o passeio, hoje ela oferece diversas opções de hotelaria, além de uma lista completa de atrações como restaurantes, cafés, bares, pizzaria, hamburgueria, entre outras, para que os motociclistas façam uma parada e possam aproveitar ainda mais a viagem.

De acordo com a Diretora de Turismo de Capão Bonito, Janaina Faia, a cidade está se tornando referência na rota. “Estamos na primeira cidade do Rastro da Serpente, que é uma das rotas de moto turismo mais cobiçadas pelos motociclistas, isso tem um peso muito grande para nossa cidade. Como os munícipes recebem esses públicos que hoje vêm e ficam, nossa cidade se tornou um marco para a rota”, finaliza Janaina.

SINOPSE

Capão Bonito, no sudoeste paulista, é o ponto de partida e de chegada de uma jornada emocionante pelo icônico Rastro da Serpente. Um trajeto que passa por sete cidades até chegar em Curitiba (PR), ao longo de 1200 curvas, essa é uma aventura cercada por uma paisagem deslumbrante com paradas obrigatórias e estratégicas.

“O Rastro da Serpente – A Rota da Aventura”, envolve liberdade, amizade, camaradagem, uma aventura que mostra a parceria entre os motociclistas, a adrenalina em pilotar, seja sozinho, em casal, com amigos, ou um moto clube completo, esse média-metragem é um convite para viver a experiência, a adrenalina e a emoção em desbravar novos horizontes sobre duas rodas.

Realização

Shigueo Ueda
Shigueo Ueda

O documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Complementar nº 195/2022, Edital Secult 09/2023 – Fomento à Produção Cultural. Além disso, contou com o apoio fundamental da Secretaria de Cultura do município de Capão Bonito e da Divisão Municipal de Cultura, para a implementação da Lei na cidade.

Notícias relacionadas