logo
Search

Revolução tecnológica em SP: municípios do interior eliminam o uso de papel, economizam R$133 milhões de reais e ampliam serviços  

A transformação digital é realizada em parceria com a GovTech 1Doc, em movimento que engloba mais de 20 cidades e...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Pile of documents on desk stack up high waiting to be managed.

A transformação digital é realizada em parceria com a GovTech 1Doc, em movimento que engloba mais de 20 cidades e entidades governamentais no estado 

Americana, Atibaia, Estância de Atibaia e Pindamonhangaba são destaque entre mais de 20 municípios de São Paulo que aboliram o uso de papel por meio do investimento em inovações tecnológicas. Juntas, as cidades já economizaram mais de R133 milhões de reais em impressões e outros gastos, proporcionando o retorno financeiro aos cofres públicos e a ampliação de serviços oferecidos aos cidadãos. O resultado veio através da implementação de soluções digitais desenvolvidas em parceria com a GovTech 1Doc — empresa líder em trabalhos com atendimento, processos, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.

Além das prefeituras, a plataforma também atende entidades governamentais importantes, como a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), a Previdência Social de Guarujá (GUARUJÁPREV), a Câmara Municipal de Mairiporã e a Previdência Social de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV) também adotaram a tecnologia. Esta última é uma das ganhadoras do prêmio da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM) de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na categoria sustentabilidade, com o projeto RPP Digital, sendo reconhecida como uma das melhores previdências do Brasil.

Cases de sucesso 

Ofertando cerca de 786 serviços digitais à população, a prefeitura de Americana (SP) tem gerado mudanças de grande impacto à cidade e aos cidadãos. Desde à parceria com a 1Doc, mais de 2 milhões de documentos foram emitidos digitalmente, economizando ao menos R4 milhões apenas com papel. Entre os maiores benefícios da digitalização estão a redução de tempo na emissão de uma CND (Certidão Negativa de Débitos), que levava de 3 a 4 dias e agora é realizada em até 6 horas; a abertura de empresas, antes feita de 7 a 15 dias é agora finalizada de 24h a 48h; e o pedido de isenção de IPTU, que passou de 6 meses o pedido de isenção de IPTU, que passou de até 6 meses de espera para um cenário de análise completa de todos os pedidos antes mesmo do prazo final de requisição.

Outro case de destaque é a cidade de Atibaia (SP), que em 29 meses de uso dos mecanismos digitais gerou mais de 2 milhões de documentos de forma online, promovendo uma economia de R9 milhões em papel. Investindo nesse mesmo movimento, a administração municipal de Estância de Atibaia, já conseguiu economizar cerca de R 5,6 milhões somente nos últimos 12 meses. Em operação há 32 meses, a prefeitura já emitiu mais de 2,3 milhões documentos digitais. Além disso, conta com 939 setores cadastrados na plataforma e um total de 1588 servidores públicos utilizando a plataforma. Em média, são 80 mil documentos gerados mensalmente, dentre eles os módulos mais utilizados são memorandos, ouvidoria e protocolos (que possuem 92% de entrada via plataforma 1Doc).

Em parceria com a 1Doc, a prefeitura de Pindamonhangaba também se tornou uma referência na digitalização em gestões públicas. Com 549 setores ativos pela plataforma e mais de 790 usuários, a administração já emitiu quase 1,5 milhões de documentos, sendo mais de 507 mil apenas nos últimos 12 meses. Assim como os benefícios trazidos à população, como a facilidade de assinaturas digitais (em torno de 10 mil realizadas mensamente), o resultado de todas as soluções digitais implementadas é visto na economia total da gestão, no valor de R 37 milhões.

Autarquias governamentais também têm agregado resultados incríveis por meio da digitalização. Desde 2020, a SABESP – uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, que atende cerca de 28 milhões de pessoas – gerou, em média, 479 mil documentos, somando mais de R 7,2 milhões economizados. A redução do tempo de emissão e andamento dos processos foi a principal melhoria. “No envio de documentos de regulação à ARSESP, que antes demorava uma média de 15 minutos por documento, teve uma redução de aproximadamente 54%. Considerando somente a etapa de preparação (minuta) e disponibilização para coleta de assinatura, a redução foi de 30%”, afirma Jeferson de Castilhos, um dos fundadores da 1Doc.

“Essa iniciativa está presente em mais de 550 municípios e entidades governamentais pelo país e faz parte do objetivo da 1Doc de promover gestões públicas de excelência, com grande capital político, unida a princípios importantes, como a preservação e ampliação da cidadania, tecnologia e inovação e responsabilidade ambiental”, reforça Jeferson.

Veja lista completa dos municípios e instituições que estão participando dessa revolução junto à 1Doc 

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP)
Previdência Social de Guarujá (GUARUJÁPREV)
Câmara Municipal de Mairiporã
Previdência Social de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV)
Prefeitura de Americana
Prefeitura de Atibaia
Prefeitura de Presidente Prudente
Prefeitura de Pindamonhangaba
Prefeitura de Tupã
Prefeitura de Itatinga
Prefeitura de Taubaté
Prefeitura de Arujá
Prefeitura de Garça
Prefeitura de Jardinópolis
Prefeitura de Itápolis
Prefeitura de Presidente Venceslau
Prefeitura de Igarapava
Prefeitura de Miracatu
Prefeitura de Piratinga
Prefeitura de Américo Brasiliense
Prefeitura de Estância de Atibaia
Prefeitura de Cruzália
Prefeitura de Itaberá
Prefeitura de Itararé
Prefeitura de Martinópolis
Prefeitura de Tarumã
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A 1Doc é uma empresa da Softplan de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em todos os estados do Brasil e beneficia 1 a cada 4 brasileiros com sua solução. Por meio de um sistema inteligente que simplifica o dia a dia de trabalho, cria estratégias e oferece mecanismos para ajudar as pessoas a organizarem o seu trabalho, se comunicarem melhor e atender demandas com eficiência, transparência e engajamento. 
 

imprensa:  

Amotara Community Building

Notícias relacionadas