logo
Search

Santos- Governo Federal conclui recuperação da Ponte de Inspeção Naval


Estrutura traz novas utilidades e receberá o VTMIS, ferramenta que facilita a atracagem das embarcações Ministro Márcio França: a PIN...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Estrutura traz novas utilidades e receberá o VTMIS, ferramenta que facilita a atracagem das embarcações

Ministro Márcio França: a PIN está em uso, é mais uma meta cumprida do governo do presidente Lula.

Aguardada há mais de uma década, a renovação da Ponte de Inspeção Naval (PIN), na Ponta da Praia, em Santos (SP), foi entregue na manhã desta segunda-feira (28) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Agora, a nova estrutura está pronta para receber o Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações ou VTMIS (sigla em inglês), do Porto de Santos.

Entre outras funcionalidades, o VTMIS implantará um novo sistema de gerenciamento do tráfego de navios no cais, o que não ocorreria sem a conclusão das obras entregues. “Com a PIN recuperada, será oferecida mais praticidade e eficiência aos guardas portuários A estrutura também serve de ponto de recepção de visitantes”, afirmou o ministro Mário França.

O centro auxiliará no controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. Dados de uma estação meteorológica e um marégrafo vão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais e auxiliar no momento da atracação.

Tecnologia e eficiência
Serão instaladas quatro torres de monitoramento em pontos estratégicos, permitindo completa visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas. Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações.

“Esses e outros equipamentos poderão fazer com que os navios aproveitem mais sua capacidade de carga e permitirão que a Autoridade Portuária de Santos (APS) ofereça mais segurança e eficiência aos operadores e armadores”, explica o presidente da APS, Anderson Pomini.

Também participaram da reabertura da ponte o prefeito de Santos, Rogério Santos, e representantes da diretoria da APS e de centrais sindicais da área Sindaport, Sintraport, SindEstiva, SindoGeesp, SindBloco, SVP, Consertadores e SCCDCPS.


Assessoria de Especial de Comunicação Social, com informações da Autoridade Portuária de Santos (APS)

Notícias relacionadas