logo
Search

Scratch Day: programação é para todos

Instituição que se tornou uma referência na integração da linguagem de programação ao currículo, o Pioneiro realiza um dos maiores...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Instituição que se tornou uma referência na integração da linguagem de programação ao currículo, o Pioneiro realiza um dos maiores e mais estruturados eventos em todo o mundo

O Scratch Day é celebrado em diversos países, onde acontecem eventos voltados a divulgar o software de programação educacional gratuito, criado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Este ano, mais de 800 eventos vão envolver comunidades de usuários do software no planeta, em espaços de aprendizagem coletiva para crianças, jovens e adultos.

Um dos destaques, como já é tradição, será o Centro Educacional Pioneiro. A escola se tornou uma referência nacional e mundial, quando se fala no uso do Scratch, pois consta como a instituição que atrai mais público entre todas as participantes inscritas, de todo o mundo.

Mas o diferencial do Pioneiro não se restringe à quantidade. É também na qualidade do uso da tecnologia que a escola se destaca. O software não é usado apenas como uma ferramenta de apoio ao ensino. Mais que isso, a linguagem de programação, na escola, é integrada ao currículo do nível Fundamental.

A garotada aprende matemática, por exemplo, desenvolvendo games a partir dos conceitos de geometria, cálculos. Também criam com o Scratch, para as aulas de ciências, animações sobre reciclagem, decomposição e compostagem. Ou jogos sobre mitologia grega, sistema solar, instrumentos musicais… entre muitos outros conteúdos curriculares.

Por isso, a programação do Scratch Day na escola é parruda, com opções para todos os públicos. E aberta tanto à comunidade escolar quanto a qualquer interessado que se inscreva para participar, gratuitamente. No ano passado, 540 pessoas passaram pela escola nessa data. Os pais puderam conhecer o trabalho dos alunos e professores, mas também participaram de várias oficinas oferecidas pelo setor de Tecnologia Educacional do Pio e instituições parceiras.

Este ano, haverá muitas atrações e até sorteio de livros sobre programação. Tem karaokê interativo, labirintos, internet das coisas, histórias virtuais, entre outras formas divertidas de aprender. As oficinas são para todas as idades: de crianças de 4 anos a adultos.

Uma novidade é a oficina específica para educadores, que vai apresentar as dificuldades do ensino de programação quando o professor não é um programador e como enfrentá-las. Docentes de outras instituições vão participar também gratuitamente.

Confira a programação:

9h – Abertura Oficial

9h20 às 13h – Apresentações de trabalhos das turmas de 4º ano, 5º ano e Período Integral Opcional

4º ano – Projeto integrado ao currículo de Ciências

5º ano – Projeto integrado ao currículo de Matemática

Período Integral Opcional – Instrumentos musicais com Scratch e Makey Makey

9h30 às 13h – Oficinas

11h30 e 12h30 – Sorteios de livros

Quem participa do Scratch Day concorre a livros sobre programação com Scratch. Para participar dos sorteios, que ocorrerão às 11h30 e 12h30, na quadra coberta, basta colocar o canhoto que será entregue na entrada dentro da urna.

13h – Encerramento

Oficinas

Scratch para iniciantes: programe sua primeira animação

Horário: 09h30 às 10h30

Local: Quadra coberta

Sinopse: oficina para aprender os comandos básicos do Scratch necessários para criar animações e jogos digitais. Pessoas de todas as idades podem aprender programação com os blocos de encaixe do Scratch.

Responsável: Olavo Ito – Centro Educacional Pioneiro

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: notebook com Scratch 2.0 instalado.

Karaokê interativo e letramento com Scratch

Horário: 9h30 às 11h00

Local: Sala 310 – 3º andar

Sinopse: oficina para criar um remix de Karaokê utilizando o Scratch, Greg Maker e recursos interativos, além de utilizar diferentes materiais para compor o cenário e interações com o Scratch como o grafite, massinhas e outros.

Responsável: Mary Grace P. Andrioli – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Crie labirintos com Scratch

Horário: 09h30 às 11h00

Local: Sala 110 – 1º andar

Sinopse: oficina para criar um jogo no qual um personagem caminha por um labirinto e enfrenta desafios para chegar a um determinado local. Esse jogo pode ou não usar pontuação.

Responsáveis: Helena Andrade Mendonça e alunos monitores da Escola da Vila

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Conectando Scratch ao mundo físico

Horário: 09h30 às 11h00

Local: LabTec – 3º andar

Sinopse: oficina para programar a placa Arduino com o Scratch 2.0, aprendendo a distinguir alguns dos diferentes componentes utilizados na programação e desenvolver projetos criativos por meio de simulações de coisas práticas que vemos no dia a dia (semáforo inteligente, sensor magnético, sensor de luz, alarme etc.).

Responsáveis: Patrícia Vivolo, Verônica Gomes e Edson Sobreira – Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e HackEduca

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Scratch Jr: crianças a partir de 4 anos também podem programar!

Horário: 10h30 às 11h20

Local: Quadra coberta

Sinopse: o ScratchJr é uma linguagem de programação introdutória que permite que as crianças criem suas próprias histórias e jogos interativos. Foi projetado para crianças pequenas, pois não exige domínio da leitura e escrita para sua utilização, porém, encanta pessoas de todas as idades.

Responsável: Débora Sebriam – Centro Educacional Pioneiro

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: tablet com o Scratch Jr instalado, disponível gratuitamente na Google Play (Android) ou App Store (IOS).

Scratch para professores

Horário: 11h30 às 13h

Local: Sala 310 – 3º andar

Sinopse: oficina para apresentar as dificuldades mais comuns que surgem no ensino de programação quando o professor não é um programador e como enfrentá-las; como explorar técnicas básicas de resolução de problemas típicos de programação (não necessariamente no momento de uma aula) pouco comentados em cursos nessa área.

Responsável: Roberto Pereira Cunha – AnimaSP e VaiTec

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Storytelling em Scratch

Horário: 11h30 às 13h

Local: Sala 312 – 3º andar

Sinopse: oficina para desenvolver uma estória visual no Scratch com base na estrutura clássica de narrativa, apresentando conceitos de storytelling no modelo clássico (Jornada de Herói).

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Brincadeiras eletrônicas com Scratch e Arduino: interatividade entre o mundo físico e virtual

Horário: 11h30 às 13h

Local: LabTec – 3º andar

Sinopse: oficina para integrar o mundo físico e virtual ao cotidiano das pessoas pela programação de circuitos simples, utilizando Arduino e sensores. Responsáveis: Ana Claudia Gomes e Edeli Machado Luglio Adalberto – Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.

Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Obs.: Para participar dessa oficina é necessário ter conhecimentos básicos em Arduino

Scratch Jr: crianças a partir de 4 anos também podem programar!

Horário: 11h30 às 12h30

Local: Quadra coberta

Sinopse: o ScratchJr é uma linguagem de programação introdutória que permite que as crianças criem suas próprias histórias e jogos interativos. Foi projetado para crianças pequenas, pois não exige domínio da leitura e escrita para sua utilização, porém, encanta pessoas de todas as idades.

Responsável: Débora Sebriam – Centro Educacional Pioneiro

Inscrição: os interessados devem se dirigir ao local da oficina 15 minutos antes do horário de início.Material sugerido: tablet com o Scratch Jr instalado, disponível gratuitamente na Google Play (Android) ou App Store (IOS).

Serviço: Scratch Day

Data: dia 13 de maio, das 9h às 14h

Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 1098, V. Clementino, (11) 5070-3033

Horário: das 9 horas às 11 hora

Notícias relacionadas

Mais Lidas