Iniciativa busca fomentar políticas públicas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas nos municípios paulistas
Na última semana o Sebrae-SP, a convite do Bispo Dom Eduardo Malaspina, esteve na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itapeva, para participar de um encontro com as candidatas e candidatos ao executivo municipal da região Sudoeste Paulista. Participaram do evento 12 representantes dos municípios de Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itaporanga, Nova Campina, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.
Na ocasião, o Sebrae-SP apresentou o ‘Guia da Candidata e do Candidato 2024’, uma ferramenta que oferece subsídios aos futuros gestores públicos para que possam incentivar o empreendedorismo e dar mais apoio ao pequeno empreendedor. O documento apresenta dez pilares do desenvolvimento econômico, para que os candidatos insiram as propostas em sua campanha e plano de governo, com o intuito de fortalecer os pequenos negócios e impulsionar a economia local.
Dentre os principais pilares estão: identificar as vocações e as oportunidades do município; priorizar a contratação de microempreendedores, micro e pequenas empresas nas compras governamentais; simplificar o processo de abertura e legalização de empresas e adquirir, pelo menos, 30% dos produtos destinados à merenda escolar da agricultura familiar.
O Sebrae-SP foi representado pelo consultor de negócios Eduardo Galvão e pelo gerente regional Wilson Borges, que na oportunidade explanou sobre o Guia e colocou o Sebrae-SP à disposição das futuras lideranças municipais da região para que se tornem parceiras da instituição e aproveitem todas as oportunidades oferecidas.
Para o gerente regional do Sebrae-SP, o Guia propõe uma agenda estratégica focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico, com políticas públicas destinadas a fortalecer os pequenos negócios, visando auxiliar futuros gestores na implementação de medidas que promovam o crescimento sustentável e a prosperidade local.
“O Guia mostra como inserir a cultura empreendedora no currículo do Ensino Fundamental, apoiar linhas de microcrédito direcionadas a empreendedores e promover a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do empreendedorismo, o que inclui, entre outras medidas, o apoio à qualificação profissional e o estímulo ao cooperativismo e ao associativismo de grupos informais e de pequenos negócios. O encontro foi uma oportunidade para apresentarmos este documento aos futuros gestores e celebrarmos uma parceria com as candidatas e candidatos, respeitando sempre a isonomia partidária”, afirmou Borges.
Os pequenos negócios representam hoje mais de 91% das empresas brasileiras e aproximadamente 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Para o Sebrae-SP, o papel dos cerca de 20,9 milhões de pequenos negócios é fundamental para diminuir as desigualdades e construir cidades mais prósperas, inovadoras e sustentáveis.