No total, 44 adolescentes em medida socioeducativa na cidade votarão nessas eleições
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Sorocaba participaram, nos dias 16 e 17 de setembro, de uma simulação de votação e de uma palestra sobre o processo eleitoral, promovida em parceria com o Cartório Eleitoral local.
A ação envolveu 44 jovens dos quatro centros socioeducativos da cidade, todos habilitados a votar no primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá no dia 6 de outubro.
A palestra foi conduzida pela servidora do Cartório Eleitoral, Patrícia Antunes, que ressaltou a importância do voto consciente, a análise criteriosa das propostas dos candidatos e a reflexão sobre a atuação política. Ao final, os adolescentes vivenciaram a experiência de votar em uma urna eletrônica disponibilizada para a simulação.
Além de orientações sobre o processo eleitoral, os centros socioeducativos de Sorocaba promoveram, dentro do prazo permitido, a regularização e emissão dos títulos de eleitor para jovens que completaram 16 anos e ainda não possuíam o documento.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa fortalece o exercício da cidadania. “A participação no processo eleitoral é um direito fundamental dos jovens em medida socioeducativa. O trabalho realizado pelos centros é essencial para reforçar a importância da cidadania e do retorno à vida em comunidade”, afirmou.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/