logo
Search

Sorocaba – Projeto une universitários e alunos de escolas públicas para promover educação ambiental e alimentação saudável

Estudantes de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens implantam hortas em unidades escolares junto a crianças; objetivo é desenvolver senso...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Estudantes de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens implantam hortas em unidades escolares junto a crianças; objetivo é desenvolver senso de responsabilidade social e busca por conhecimento

O Centro Universitário Facens, referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde, por meio do curso de Engenharia Agronômica e do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade (LIS), realiza neste semestre a 3ª edição do projeto “Nossa Horta, Nosso Futuro”. Este ano, a ação ocorrerá na Escola Estadual Professora Antonia Lucchesi, no Jardim Leocádia, e deve reunir nove estudantes da Instituição e cerca de 120 alunos, a partir de 10 anos, da unidade escolar, divididos em grupos de 30.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens, Carla Voltarelli, o trabalho começa um ano antes. “Na primeira fase, os estudantes fazem o planejamento, projeto 3D, orçamento e cronograma de ação, apresentam e são avaliados por uma banca, composta por professores do Centro Universitário Facens e diretoria da escola, para que a ação mais viável seja escolhida. Na segunda fase, que começa este ano, fazem a preparação dos canteiros e o plantio das mudas e sementes, além de apoiar e orientar os alunos da escola para que haja continuidade ao longo do tempo. Assim, conseguimos promover o senso de responsabilidade social, além de despertar o interesse pela agricultura, o aproveitamento de alimentos e a sustentabilidade”, explica.

Carla diz ainda que tudo o que for plantado e colhido vai complementar a merenda escolar fornecida aos alunos, além de proporcionar a prática na disciplina de olericultura para os universitários. “Eles trabalharão juntos no plantio, na manutenção e no cuidado do espaço”, reforça.

O intuito, ainda segundo Carla, é criar uma relação entre universitários e a comunidade, sensibilizando-os e abrindo espaço para que conheçam outra realidade e inspirem as crianças a buscar conhecimento. “Tivemos feedbacks muito positivos, inclusive que os alunos das escolas que já receberam o projeto passaram a se alimentar melhor após a implementação da horta, entenderam a importância de produzir o próprio alimento e ajudaram a mudar a rotina de casa”, conta.

O “Nossa Horta, Nosso Futuro” é uma iniciativa de longo prazo. Hortas já foram implantadas na Fundação Nacime Miguel Sophia Cheda e na creche CEI 126 – Fausto Para Filho. O financiamento do projeto é feito pelo Laboratório de Inovação em Sustentabilidade (LIS) Facens.

Fotos – Crédito: Centro Universitário Facens

Notícias relacionadas