logo
Search

Tatuí- Vera Holtz abre Festival Estudantil no Conservatório e comemora a 100ª apresentação de seu premiado espetáculo ‘Ficções’ em sua terra natal

Evento reunirá, de 21 a 30 de julho, grupos estudantis e profissionais para uma programação intensa de formação e intercâmbio,...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Foto: Divulgação | Espetáculo Ficções

 

Evento reunirá, de 21 a 30 de julho, grupos estudantis e profissionais para uma programação intensa de formação e intercâmbio, com oficinas, residências artísticas e espetáculos gratuitos

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – divulga a programação da 28ª edição do FETESP. O festival, será realizado de 21 a 30 de julho e prevê oficinas pedagógicas, residência artísticas, debates e espetáculos em diversos espaços culturais da cidade de Tatuí, em parceria com a Prefeitura do município. Os trabalhos são produzidos por grupos de teatro estudantis e profissionais, artistas convidados de várias cidades do Estado de São Paulo e de outras regiões do país.

Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre grupos estudantis e profissionais da área de artes da cena, a programação do 28º FETESP contará com 25 produções, sendo 13 trabalhos estudantis de todo estado de São Paulo, quatro participações especiais, seis espetáculos convidados e dois shows. O público interessado poderá acompanhar cerca de 20 atividades formativas gratuitas entre oficinas, residências artísticas, mesas e lives.

De acordo com o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, também curador e diretor-geral do evento, Antonio Salvador, a abertura do FETESP trará a centésima apresentação do espetáculo ‘Ficções’, realizada pela Sevenx Produções Artísticas e protagonizada pela atriz Vera Holtz, que venceu o prêmio Shell deste ano pela sua atuação na peça. “Vera foi estudante do Conservatório, é tatuiana e exemplo de artista que faz do tempo o maior aliado no cultivo de seu ofício. Quando a convidamos, não imaginávamos que, além da ocasião mais que especial de apresentar-se em sua terra natal, confluiria também a efeméride de atuar pela centésima vez em seu espetáculo”, destaca.

Durante os 10 dias de evento, Tatuí, a Capital da Música, será palco de diversos espetáculos, performances e experiências espalhados por praças, escolas municipais e estaduais, museus além de espaços culturais pertencentes ao Conservatório de Tatuí, como o Salão Villa-Lobos, Salão da Unidade II e o Teatro Procópio Ferreira. “No ano passado, tivemos a retomada desse festival após um hiato de sete anos. Neste ano, damos continuidade à ação de expansão da área de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, aumentando o número de apresentações e, sobretudo, fazendo uma mostra paralela em mais de 20 espaços diferentes, descentralizando as ações do festival”, acrescenta Salvador.

Um dos eventos mais longevos do Conservatório de Tatuí

Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, o evento cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e, a partir de 1982, foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.

Em 1992, passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008). Durante os anos 1990 e 2000, o FETESP afirma-se como instrumento para o estímulo e a difusão de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Em 2008, o festival passa por modificações por meio da coordenação de Carlos Ribeiro. A 21ª edição do FETESP privilegiou o pensamento e o exercício crítico e o júri passou a ser composto por um representante de cada espetáculo concorrente, presidido por um profissional designado pelo Conservatório de Tatuí, fruto de um exercício crítico coletivo.

O FETESP transformou-se ao longo dos anos, com evolução de competitivo a estritamente pedagógico, que tem por objetivo a busca de vocação fundamental, intercâmbio entre estudantes e profissionais, além de ser um grande sucesso de público. Confira abaixo a programação completa, no perfil fetesptatui e nos canais oficiais do Conservatório de Tatuí no Instagram e Facebook.

SERVIÇO

28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)

Data: 21 a 30 de julho
Para eventos no Teatro Procópio Ferreira: Retire seu ingresso pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Notícias relacionadas