A varíola do macaco é uma doença rara causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola, gerando uma doença semelhante porém mais leve.
Nos últimos dias, a Argentina registrou o primeiro caso suspeito da enfermidade e, se confirmado, esse será o primeiro caso na América do Sul, por tanto, a doença terá atingido todos os continentes, fora da África. Países como Austrália e Oceania, já têm diagnósticos confirmados e Israel e Ásia, também tiveram a notificação de um paciente infectado. Ao todo são 80 casos confirmados em 12 países.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que mais casos da varíola símia devem aparecer à medida que se expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.
Para falar sobre essas e outras questões, sugiro entrevista com a equipe de médicos do hospital HSANP, que são especialistas no assunto.
Sobre o HSANP: hospital referência na Zona Norte da cidade de São Paulo e tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.
Por Aryane Costa