Os instrutores Gabriel Horn, Thaysa Ledur e Tiago Della Pase receberam sua graduação das mãos de Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, no dia 20 de agosto
É faixa-preta! Três instrutores do Rio Grande do Sul, habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina, receberam sua graduação como faixas-pretas, no último dia 20 de agosto, em grande evento realizado no Rio de Janeiro, onde fica a sede da FSAKM.
Os instrutores Gabriel Horn, Thaysa Ledur e Tiago Della Pase, que agora respondem pelo título de Professores, passam a integrar o seleto grupo de 95 faixas-pretas que a FSAKM formou na América Latina em seus 32 anos de história.
Segundo explica o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), presidente da FSAKM e a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, conquistar a faixa-preta não é para qualquer um, porque a FSAKM atua com grande responsabilidade e hoje tem o reconhecimento mundial por manter o ensino e a prática do Krav Maga da mesma forma como foi criado na década de 40 por Imi Lichtenfeld e ainda é utilizado em Israel.
“Significa que um faixa-preta formado por esta entidade é um aluno diferenciado, que passou por uma longa jornada de treinamento e que demonstra extrema habilidade física e técnica, além de controle emocional, postura e caráter para merecer essa graduação”, explica Grão Mestre Kobi, que avalia pessoalmente o desempenho de cada aluno candidato a uma nova graduação.
Sobre os novos graduados
O Professor Gabriel Horn, que dá aulas em Porto Alegre e Viamão, é formado em Comunicação Social e pós-graduado em Imagem Publicitária. Ingressou no Krav Maga em 2008. Em 2012 participou da 11° Turma de Monitores da FSAKM. Em 2016 formou-se na 12° Turma de Instrutores. “A faixa preta representa o quanto a prática do Krav Maga impactou e transformou minha vida, conta Gabriel. Ele explica: “Trata-se da materialização da superação de nossos limites físicos, técnicos e mentais, ou seja, são anos de dedicação e treinamento culminando na honra de receber essa graduação de Grão Mestre Kobi e passar a fazer parte do seleto grupo de faixas-pretas da FSAKM.”
“Para ser um faixa-preta de Krav Maga da FSAKM é necessário quebrar barreiras e limites”, explica Thaysa Ledur. Ela, que é doutoranda/interna de medicina, iniciou seu treinamento de Krav Maga em 2010, aos 17 anos e aos 20 tornou-se a primeira monitora do RS, pela 12ª turma de monitores. Foi formada instrutora na 14ª Turma da FSAKM. É a primeira instrutora mulher do estado e ministra aulas em Porto Alegre. Ledur é a primeira aluna direta de Grão Mestre Kobi a conquistar a faixa preta. “Estou honrada por fazer parte deste seleto grupo da FSAKM. Tal feito foi possível, graças a orientação do Grão Mestre Kobi e seus outros Mestres. A incumbência de propagar o Krav Maga da linhagem direta de Imi Lichtenfeld é de extrema responsabilidade. Sei que o caminho está apenas começando.”, afirma Thaysa Ledur.
Já Tiago Silva Della Pase é Engenheiro Químico. Começou a treinar Krav Maga em 2009 e em 2012, fez parte da 10ª Turma do Curso de Monitores. Em 2013, formou-se Instrutor no 9º Curso de Instrutores e, atualmente, dá aulas em Porto Alegre e Canoas. “O Krav Maga é um caminho de vida e a faixa-preta marca a conquista de uma jornada de muita dedicação. Hoje, levo a missão que recebi do Grão Mestre Kobi para ensinar o Krav Maga para o maior número de pessoas possíveis para que, um dia se necessário, elas possam utilizar para defender suas vidas”, afirma Tiago Silva Della Pase. E completa; “Com tudo isso, é um orgulho muito grande fazer parte da primeira turma de faixas-pretas do Rio Grande do Sul!”
Merecimento, dedicação e responsabilidade
Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e também o seu primeiro aluno destinado levar a técnica do Krav Maga para além do Estado de Israel. Mais do que ensinar o Krav Maga, a sua missão é a de cuidar para que o Krav Maga de Imi seja preservado exatamente da forma como foi criado.
Isso significa que um faixa-preta formado pela FSAKM realmente está preparado para atuar, caso seja acometido por alguma ameaça ou ataque, mas também para ser reconhecido como um cidadão diferenciado por sua formação.
Significa também que quando qualquer pessoa procura por um Instrutor habilitado pela FSAKM ele estará treinando com um profissional que um dia já foi um monitor (que após alguns anos de aulas de Krav Maga foi indicado para uma preparação de 80 horas em regime fechado para ser aprovado para a função) que auxiliava seu próprio Instrutor; que foi indicado ao Curso de Instrutores e aprovado em uma seletiva com avaliação psicotécnica, teste físico e exame técnico; que além das 400 horas do Curso de Instrutores, também cursou matérias complementares de anatomia, fisiologia, nutrição esportiva, primeiros socorros, filosofia das artes marciais e marketing, com carga horária mínima de 20 horas em cada matéria, em instituições reconhecidas pelo MEC; e que foi aprovado nas provas finais do curso e em sua monografia. “Isso se traduz em segurança para quem treina”, afirma Grão Mestre Kobi.
“A rigidez de cada exame, de cada teste, de cada avaliação é o que garante que o Krav Maga de Imi Lichtenfeld se perpetue. Esse é o diferencial da Federação Sul Americana de Krav Maga e é por isso que somos reconhecidos mundialmente pela excelência do trabalho, tanto no mundo civil, quanto no militar, formando uma sociedade melhor por meio do Krav Maga”, completa Grão Mestre Kobi.
Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga – referência mundial em qualidade, é a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina e Portugal, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.
É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.