Capão Bonito – município intensifica mobilização e ações de combate à dengue

Notícia publicada em 31 de janeiro de 2024

Secretaria da Saúde faz alerta sobre como prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

COMBATE A DENGUE | O Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça seu compromisso com a saúde pública e anunciou uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya

Na última segunda-feira, 29/01, aconteceu um Movimento contra a Dengue no Centro Municipal de Convenções. A reunião contou com a presença dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e foi feito um alerta geral.

“Não temos casos registrados, porém sabemos que a dengue já apresenta números preocupantes em algumas cidades do Estado. Vamos realizar mutirões e mobiliar todos os ACSs”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura que participou da reunião.

O objetivo é conscientizar sobre a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação das doenças.

“Os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d’ água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados”, explica a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Até o dia 17 de janeiro, foram confirmados 4.087 mil casos de dengue, distribuídos em 204 municípios.

Em relação à Chikungunya, há 61 casos confirmados, em 6 cidades. Não há registro de óbitos para as doenças em São Paulo.

O estado também não registrou nenhum caso confirmado de Zika vírus na primeira quinzena do mês.

“Reiteramos nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população. Queremos não apenas combater a dengue, mas também criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção. A participação ativa da sociedade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e contamos com a colaboração de todos nesse esforço conjunto”, afirma a Secretaria de Saúde.

Importante

Veja as principais recomendações para eliminação de criadouros do Aedes aegypti:

• Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

• Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

• Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

• Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

• Tampar ralos;

• Manter o vaso sanitário sempre fechado;

• Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

• Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Por Wagner D´Antonio




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br