Itapeva – Prefeitura convida a comunidade para avaliar a qualidade da merenda escolar

Notícia publicada em 10 de dezembro de 2013

itapevaMunicípio também eleva a participação de produtos da agricultura familiar nas escolas para acima dos 30% previstos em lei


Representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) se reuniram nesta quarta-feira (04) para avaliar a qualidade dos produtos da merenda escolar que será distribuída nas escolas da rede municipal e estadual no próximo ano letivo. Os itens analisados foram objetos de dois processos de licitação realizados neste ano para a aquisição de gêneros estocáveis e perecíveis para atender a alimentação escolar e as necessidades da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Ação Social.
Para dar maior transparência ao processo de avaliação, todo o procedimento foi acompanhado por autoridades do Poder Executivo, da Câmara Municipal, diretores, professores, merendeiras e pais de alunos. Esta é a primeira vez que representantes do Poder Público Municipal e a comunidade são convidados para analisar a qualidade da merenda, cujos resultados serão publicados na próxima semana.

 

Dentre as autoridades presentes, participaram o secretário municipal de Governo e Negócios Jurídicos Dr. Antonio Mauricio Andrade Maciel, secretário municipal de Saúde Luiz Fernando Tassinari e os vereadores Oziel Pires, Célio Cavaco e Preto do Bairro de Cima.
A comissão analisou a qualidade dos itens básicos como arroz agulhinha, açúcar, vários tipos de biscoitos doces e salgados, farinha, leite, macarrão, cereais, iogurtes, suco concentrado, pães, carnes, queijo, bolos e doces.

 

“A proposta é trazer para a comissão de avaliação a rotina diária dos alunos onde a proposta é enriquecer o cardápio com uma alimentação mais variada, composta por alimentos enriquecidos com cereais para um café da manhã mais saudável”, disse a diretora do Departamento de Suprimentos e Alimentação Escolar, Gracinda de Paula Marins.
Segundo ela, a proposta da Prefeitura para o próximo ano é aumentar a participação da agricultura familiar no cardápio das escolas para cima dos 30% previstos em lei. “A nossa proposta é ampliar a presença de produtos da agricultura familiar quanto ao fornecimento de verduras, legumes e frutas nas refeições”, acrescentou.
A iniciativa de tornar mais transparente o processo de avaliação da merenda foi elogiado pelo vereador Oziel Pires. “Pela primeira vez a comunidade é chamada para participar. É uma ideia que deveria ser implantada em todos os municípios, pois foi adotada por um governo aberto e transparente, onde as pessoas são convocadas para dar nota sobre a qualidade dos produtos oferecidos. Seria importante que todos os críticos participassem”, afirmou o vereador do PTB, que tem um filho matriculado na EMEI José Lúcio Martins, no Jardim Califórnia.

 

O vereador Preto do Bairro de Cima também elogiou a iniciativa do governo municipal. “Quero parabenizar o prefeito Roberto Comeron, o secretário Dr. Mauricio e o Departamento de Compras e Licitações, juntamente com a Secretaria da Educação, pela iniciativa, pois é importante verificar a qualidade e a procedência dos produtos para acabar com eventuais reclamações”, disse o vereador.

 

Dentre os critérios adotados na avaliação estão a análise da compatibilidade entre o produto apresentado e a descrição prevista no edital, além da aceitabilidade do item analisado, cuja nota não pode ser inferior a 85% de aceitação.

 

Para o secretário de Governo e Negócios Jurídicos, a administração do prefeito Roberto Comeron inovou ao convocar a sociedade para participar das decisões do governo. Segundo o Dr. Antonio Mauricio Andrade Maciel, “este modelo democrático e transparente de governar para todos os itapevenses é o norte da administração do prefeito Roberto Comeron”.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br