Capão Bonito pede apoio à Fibria para instalação de britador de resíduos de construção civil

Notícia publicada em 14 de outubro de 2014

viamao-manchete

O prefeito Julio Fernando, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente – Marcelo Farto Varela e o diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Júnior Buiu, estiveram em São Paulo, no escritório central da Fibria, reunidos com o gerente de operações florestais – Aires Galhardo e o coordenador de Silvicultura Mário Grassi.

 
A pauta principal do encontro foi um pedido de apoio financeiro para adquirir um conjunto de britagem de resíduos de construção Civil (RCC).

 
“Com o triturador, Capão Bonito vai agregar valor aos materiais recicláveis provenientes de resíduos de construção Civil (RCC) em Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara”, frisou o prefeito Julio Fernando no início da reunião.

 
Conforme o secretário Marcelo Varela, o objetivo é tornar Capão Bonito um Polo Regional de Coleta de RCC, dando uma destinação ambientalmente correta a estes materiais.

 
“O projeto será executado pela Prefeitura Municipal de Capão Bonito, da qual serão de inteira responsabilidade a execução e beneficiamento dos RCC e zelo pelo bem cedido, sendo de responsabilidade dos municípios parceiros o transporte destes materiais em local apropriado e devidamente licenciado ambientalmente”, explicou Varella.

 
O diretor de Meio Ambiente, Reinaldo Daniel Júnior, autor do projeto, informou ainda que o investimento atenderá também a Lei Municipal de n°.3.862/2013, que dispõe sobre regime de concessão de serviço público para implantação, operação, exploração e administração da Usina de Reciclagem de Entulho de Construção Civil do município e dá outras providências.

 
“O objetivo é reciclar todo o material inerte de construção civil gerado. Abrangendo os três municípios. Atualmente é gerado 134t /mês, aproximadamente 4,5 t/dia, numa somatória dos municípios. O equipamento solicitado terá a capacidade de britar 18t/hora, ou seja um aproveitamento de 100% do resíduo gerado”, enfatizou o prefeito.

 
Importância do britador – Dentro de uma visão sistêmica de equacionamento dos problemas urbanos gerados pelo gerenciamento inadequado do entulho, ou ausência de planejamento, a reciclagem do material assume grande importância ao proporcionar benefícios a toda sociedade e ao meio ambiente.

 
“A utilização dos resíduos contribui para uma melhoria do ambiente urbano e reduz os gastos públicos para gerenciá-los, entretanto, para que o processo de reciclagem de entulho seja eficiente e eficaz, é necessário rever continuamente o sistema implantado, buscando solucionar as falhas que venham ocorrer no processo. É possível produzir agregados como areias e britas para uso em pavimentação, canalização de córregos, e uso em argamassas e concretos não estruturais”, detalhou Reinaldo Daniel Júnior.

 
Para o sistema de gerenciamento de entulho na cidade de Capão Bonito, verifica-se que é de extrema importância a criação de uma usina de reciclagem de entulho com pontos de recebimento de resíduos localizados estrategicamente, objetivando a qualidade de vida na malha urbana.

 
A área onde será instalado o britador possui 3 hectares e sessenta e três  ares de terras, iguais a 36.300 metros quadrados, denominada Bairro dos Lemes.

 
Possui uma distância de 12,8 km do centro da cidade, matriculada no Cartório de Registro de Imóveis local sob n°. 11.853.

 
Equipamentos para Ambulância UTI – O prefeito Julio Fernando também aproveitou o encontro para apresentou um outro pedido de apoio a Fibria para o projeto de montagem de equipamentos na Ambulância UTI cedida a Santa Casa de Misericórdia de Capão Bonito.

 
O valor da montagem dos equipamentos está estimado em R$ 50 mil, possibilitando uma expressiva melhoria na logística de transporte de pacientes em casos de urgência e emergência.

 
De acordo com o gerente de operações florestais da Fibria – Aires Galhardo, as demandas apresentadas pelo prefeito, secretário e diretor são ‘factíveis’ e serão encaminhados para diretoria para estudo de viabilidade.

 
“Acredito que num prazo de 15 dias teremos uma posição da empresa”, afirmou Galhardo.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br