ZONA AZUL ADMINISTRADO POR EMPRESA DE MG ATUA COM AVANÇADA TECNOLOGIA DIGITAL

Notícia publicada em 13 de julho de 2015

Cidade conta com 26.362 veículos dos quais 13.465 são automóveis

Cidade conta com 26.362 veículos dos quais 13.465 são automóveis

Capão Bonito passa a ter um dos mais modernos sistemas de gestão de vagas de estacionamento do país!

As vagas de estacionamento rotativo público municipal da cidade de Capão Bonito- Zona Azul que foi administrado até janeiro do ano passado pela LDM- legionário na Defesa do Menor, entidade que realizava um trabalho especificamente voltado aos jovens carente do município, passou desde o dia 8 de Junho passado a ter sua gestão e controle através de sistema eletrônico digital por uma empresa vencedora do processo licitatório de Concessão, a Ti. Mob Tecnologia e Mobilidade  de Belo Horizonte- BH ,que trouxe para o município uma das tecnologia mais avançado em gestão de vagas e estacionamento do país.

Segundo o Diretor de Gestão da atual Zona Azul, Wuilian Roberto Souza Renó o sistema implantado na cidade é um dos meios mais modernos do país para este tipo de atividade e traz para o município além de controle e gestão, mais disponibilidade e conveniência para o cidadão. A empresa chegou trazendo tecnologia, empregando e organizando de certa forma o transito local.

“O usuário cadastra o veículo (uma única vez) através dos monitores que utilizará de um adesivo que contará de um código (placa do veículo) que ficará em local visível na frente do vidro do veículo. Toda vez em que estacionar o veículo em uma vaga rotativo, o usuário deverá adquirir créditos eletrônicos através dos monitores da Zona Azul, via internet ou aplicativo para celular que poderá ser baixado na página: www.rotativocapaobonito.com.br” explicou Renó, lembrando ainda que os monitores passam na sequencia fazendo a vistoria dos veículos que possuem ou não, créditos, através da leitura automática do código de barras, via equipamento smartphone com software habilitado para esta função.   

Diretor de Gestão da atual Zona Azul, Wilian Roberto Souza Renó e o sistema implantado na cidade

Diretor de Gestão da atual Zona Azul, Wilian Roberto Souza Renó e o sistema implantado na cidade

“Ainda que os veículos, sem crédito na placa ou sem cartão Zona Azul impresso, receberão um ticket informando a irregularidade, e um Fiscal de Trânsito será automaticamente acionado. Com a modernização do processo acreditamos que seremos ainda mais eficientes, pois aumentaremos o nível de gestão e de controle das vendas e da utilização das vagas. Daremos aos nossos monitores mais condições de trabalho e ao mesmo tempo contribuiremos com a maior capacitação dos funcionários, pois, uma vez inseridos na era da modernidade, estarão cada vez mais aptos para as demandas do mercado de trabalho. O cidadão Capão Bonitense merece acompanhar a o avanço da tecnologia. A modernidade esta cada vez mais presente em nossas vidas e precisamos estar cada vez mais atentos para trazer soluções inteligentes e que irão facilitar a vida de nossa população. O cidadão que gosta de mais plasticidade poderá comprar e ativar seus créditos de estacionamento pela internet ou aplicativo e as pessoas que ainda gosta do tradicional, poderá continuar pagando o estacionamento em dinheiro, adquirindo os créditos como sempre o fez em pontos de venda, ou através dos monitores da Zona Azul. Esta é apenas uma iniciativa dentro de nosso projeto de adequar a cidade às necessidades e normas do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e naturalmente esperamos continuar recebendo apoio necessário da Prefeitura que é parceira primordial para continuarmos desempenhando com sucesso o nosso projeto.” Finaliza Renó, lembrando que os monitores foram contratados, através Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT: (170 jovens inscritos acima dos 18 anos) dos quais foram selecionados para esta primeira fase, 12 vagas, e praticamente todos já estão ocupadas, entre eles: quatro rapazes e sete moças, todos da cidade.

Cidade conta com 26.362 veículos

Por outro lado segundo informações do Departamento de Transito local, a cidade hoje conta com fluxo de 26.362 veículos, entre eles: automóvel, motocicleta, caminhonete, motoneta, caminhão, camioneta, semi-reboque, caminhão trator, ônibus, reboque, microônibus, utilitários, ciclomotor, seide-car, triciclo, motor-casa, trator misto. Deste total, 13.465 são exclusivamente automóveis.

Polêmica

Já no primeiro dia de atuação da nova Zona Azul, houve polêmica com relação às pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção , bem como pessoas idosas que antes não pagavam , e agora são obrigadas. Mesmo recebendo orientações pelas monitoras, eles não gostaram muito da idéia, e alegaram que a administração anterior da Zona Azul não cobravam, e porque teriam que pagar agora? Eles se basearam da Lei Federal do idoso argumentando que não são obrigados. Por outro lado em depoimento ao Jornal VIA MÃO, Gilberto Tobias Domingues, Diretor de Transito do município, explica que a Lei obriga o município manter as vagas especiais, mas não diz que não deva ser cobrado. 

“Com base na Lei. Federal que dispõe sobre o estatuto do idoso a estabelecer a obrigatoriedade em destinarmos 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos e para acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, obrigatoriedade em ter 2% do total de vagas a estes veículos em especial” explica Tobias, dizendo ainda que nesta primeira fase de trabalho da Zona Azul, a cidade já conta com 300, vagas das quais 15 estão reservados para idosos (no momento 11 em funcionamento) e seis para pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

“Estamos com um trabalho de profissional nesta organização, e esta empresa veio com propósito sério de atuar fielmente dentro da normalidade, e 23% da arrecadação será destinado ao município do qual será revertido em melhoria e contratação de novos Agentes no transito. Quanto aos idosos e deficientes terão suas vagas como prevê a Lei e terão que pagar! Só para se ter uma idéia, em Capão Bonito nos já termos cadastrado 802 veículos de pessoas idosas, e 34 de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. Então por isso também a necessidade de cobrarmos, porque do contrario pode acontecer das vagas ficarem muito tempo ocupada por uma pessoa  atrapalhando as outras que tem o mesmo direito.” justifica Tobias, lembrando ainda que os veículos de idosos e os de pessoas especiais também deverão usar a credencial (cartão) em suas referidas vagas do contrario podem ser autuados. “A Zona azul esta atendendo as principais ruas centrais da cidade e já estão ampliando para atingir uma extensão maior. O custo para manter tudo isso não é baixo, então é preciso que haja bom censo por parte de todos, pois se trata de melhoria para a nossa cidade” Finaliza ele. 

Atendimento

Horários de operação:

– 8 as 18hrs de segunda- à sexta-feira;

– 8 às 12hrs aos sábados.

Preços:

01 uma hora – R$1,50

02 duas horas – R$3,00

Horário máximo 02 (duas) horas estacionado na mesma vaga.

LDM  foi pioneira na Zona Azul

Segundo o Gerente da LDM- legionário na Defesa do Menor, Rivael Pereira, as atividades na Zona Azul só foi paralisadas por conta da nova lei sancionada que proibi o trabalho do menor de 18 anos em condições perigosas, como: exposição ao tempo, sujeito assédio, segurança, etc. “O nosso propósito da Zona Azul era especificamente um trabalho social – um projeto voltado inteiramente com objetivo em tirar jovens da rua e prepará-los para o  mercado de trabalho. Com a nova lei que somente caberia para adultos , então saiu do foco de nossa propósito . Infelizmente!” Explica pereira




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br