RUA Marechal Floriano Peixoto para BOULEVARD

editorialFinalmente as expectativas que povo tanto aguardava sobre os melhoramentos nas vias públicas em Capão Bonito estão se concretizando e a Rua Marechal  Floriano Peixoto, a popular Rua Direita, ponto estratégico do comercio local também esta passando por estas importantes mudanças.

A cidade esta ganhando novo visual, com suas ruas e avenidas totalmente remodeladas: com nova pavimentação, pinturas e sinalizações. Concomitantemente  a todas estas melhorias; naturalmente que a nossa tão famosa Rua Direita não  poderia ficar de fora.

Esta rua que já foi alvo de tanta polêmica, sendo uma das quais, a problemática nos dias de chuva por conta dos carros que passavam dando aquele “banho” nas pessoas e alagando as lojas, trazendo inúmeros aborrecimentos e constrangimentos a população, tudo por conseqüências  de serviços  mal feito, mal planejados , herança deixada da ultima   Administração  Municipal, que executou uma obra, se é que se poderia chamar aquilo  de obra, de forma totalmente errada, sem canalização e bueiros,etc.

Mas por outro lado, entretanto o atual  Poder Executivo esta corrigindo os erros, pois ele conseguiu colocar a Rua Direita em plena obra  de revitalização, para que em breve o Centro comercial  possa ficar melhor e mais bonito, digno de passeio e visitação onde não iremos mais correr  risco de tomarmos banho d’ água de chuva  e se caso a rua transformar-se em  calçadão , também não iremos correr  risco de sermos atropelados por alguns engraçadinhos que pensam que a rua, é pista de corrida.

Mas a questão do calçadão ainda continuará sendo uma “novela”, um impasse, aonde, ninguém chega a conclusão nenhuma.  Que pena!

Porém andando pela Rua Floriano Peixoto, fotografando e ouvindo algumas pessoas que por ali passavam e até mesmo alguns lojistas, perguntei sobre o que achavam que poderia resultar aquele movimento (maquinas, abertura de vala, tubulações, etc.) que, aliás, causou inúmera curiosidade por quem ali passava. Uns reclamaram mesmo da “bagunça” parecendo não querer entender a melhoria.

Vá entender este povo? Acho mesmo que eles devem achar que o prefeito deveria ter bastão de condão para fazer uma mega obra num passe de mágica e sem nenhum transtorno. Mas deixemos isso pra la, o que importa mesmo é que o local esta sendo restaurado, revitalizado e organizado . E que uma maioria de pessoas se mostraram favoráveis para que o local transforme-se  em um calçadão, embora também alguns lojistas tenham se mostrado contra a idéia do calçadão, justificando que rua ,favorece os motoristas passarem apreciando as vitrines.  Mas eu pergunto: – Quando estamos dirigindo não temos que prestar atenção no volante? Ou devemos ficar olhando as lojas? Será que esta atitude não induz o cometimento de  infração no trânsito e até mesmo incorrer o risco de atropelarmos alguém?  Sem contar que alguns pedestres fazem questão de andar no meio da rua , se expondo em   frente aos carros, achando que os motoristas têm a obrigação de ficar reduzindo,  parando bruscamente. E   sem falar ainda que quando paramos por algum motivo sempre tem um apressadinho com a buzina aberta atrás te apressando. Então pra que serve esta rua? Só para aborrecimento e quem sabe nos dias de chuva para deixar alguém nas portas das lojas e nada mais! Mas para que existe guarda chuvas, não é?  Se a cidade esta ficando bonita penso eu que  a Rua Direita deveria ser mesmo um Boulevard. Seria muito interessante esta transformação, veria ao  encontro da modernização que a cidade esta passando e com certeza favorecia totalmente este novo cenário e eliminaria estas picuinhas de alguns que só estão pensando em si e não propriamente no consumidor que movimenta o comércio e quer mais tranqüilidade ao passear, principalmente quando estão com suas crianças.  Aliás, diga-se de passagem, que o fluxo de pessoas pela rua direita esta cada vez mais crescendo, agora imagine um aglomerado de pessoas circulando e carros passando, não faz sentido!    Quanto à questão da segurança, situação que aflige a todos nós e aos lojistas. Que tal a instalação num ponto estratégico deste local, um quiosque funcionando como base da Polícia Militar, com fóco no apoio ao policiamento ostensivo, isso daria muito mais tranqüilidade a população. Aliás, esta estrutura da Policia, já era para existir, pois esta no projeto de reforma da Praça, e cadê? Então esta na hora de levarmos em consideração também a instalação desta base da Policia, que neste caso deveria contar com apoio da guarda municipal e assim fortalecer a segurança no sentido de coibir os desocupados para não dizer os  ladrões.  Intensificar também a proibição de eskatistas, ciclistas e bicicleteiros, a não ficarem transitando por estas vias bem como na própria praça onde parece que as placas estão la só de enfeite. E para finalizar, uma sugestão, para quem sabe num futuro não distante, a rua direita passe a se chamar: Boulevard  Marechal Floriano Peixoto.

Boulevard: È um termo utilizado para descrever vias de tráfego elegantemente amplas geralmente projetadas com alguma preocupação paisagística.

                        Cordialmente,

                      Ivonete Schmitz





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br