Rede de Cidadania Ativa, apoiada pela Fibria, realiza 3ª Feira de Tradições em Capão Bonito

Notícia publicada em 20 de agosto de 2015

01 4Evento acontecerá no Parque das Águas nos dias 21 e 22 de agosto

Após o sucesso das duas primeiras edições, acontece neste dias 21 e 22 de agosto, no Parque das Águas, a 3ª Feira de Tradições de Capão Bonito (SP), promovida pela Rede de Cidadania Ativa, apoiada pela Fibria, em parceria com a prefeitura do município.

O objetivo é fortalecer as associações ligadas à rede, por meio da comercialização de produtos e divulgação dos trabalhos realizados por elas, resgatando as tradições e costumes da cultura local. Além da grande variedade de produtos artesanais – quadros, bonecas de pano entre outros – e os alimentícios – com foco na culinária típica, como pamonha e costela com quirera, o evento conta também com diversas atrações culturais, como apresentações de danças, música caipira e roda de viola. O destaque fica para o Festival de Música Sertaneja Raiz com premiação em dinheiro para apresentações solo, em dupla ou trio.

“Iniciativas como a Feira de Tradições vão ao encontro dos objetivos da Fibria nas comunidades onde atua: promover o desenvolvimento social e econômico, gerando trabalho, renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirma Israel Batista Gabriel, consultor de Sustentabilidade da empresa.

Durante a Feira, algumas das associações de produtores de Capão Bonito, que compõem a Rede, irão comercializar produtos do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – PDRT, desenvolvido pela Fibria na região, o que torna o evento um importante meio para acesso ao mercado.    

Sobre a Rede de Cidadania Ativa

Criada em 2012, a Rede de Cidadania Ativa é composta por 55 instituições atuantes nos setores da educação, cultura, assistência social, meio ambiente, ação comunitária e agricultura familiar.  Destas, 30 se localizam no perímetro urbano e outras 25 na zona rural de Capão Bonito e municípios do entorno da cidade, como Ribeirão Grande, Guapiara e Burí.

O projeto nasceu do desejo comum de várias organizações:  transformar a realidade da região, por meio de ações institucionais com objetivo de valorizar a cidadania. A gestão da Rede é fundamentada em diagnósticos participativos, atendendo às demandas socioambientais.

Em 2013 a Rede de Cidadania Ativa se destacou no Programa de Desenvolvimento em Gestão para Organizações de Terceiro Setor – o PDG.org – promovido pelo Instituto Hartmann Regueira, em parceria com o Instituto Votorantim e apoiado pela Fibria. O modelo de formação do projeto foi considerado referência por ser, dentre os participantes, a única associação de instituições que se destina exclusivamente à capacitação das entidades integrantes.

Serviço:

3ª Feira de Tradições

Data: 21 de agosto, a partir das 17h e dia 22 a partir das 11h

Local: Parque das Águas – Capão Bonito

O evento tem entrada franca e é aberto ao público.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br