Capão Bonito – Oficina de Teatro do completa seis anos

Notícia publicada em 17 de outubro de 2015

01A oficina de teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CASE II – Centro de Atendimento Sócioeducativo completou 6 anos com atendimento social e cultural através do teatro.

Com início em 2009, a oficina atendeu mais de 300 alunos em idades entre 12 a 17 anos. Tendo a passagens desses adolescentes e jovens com a expressiva porcentagem de 0% de gravidez na adolescência, 0% de envolvimento com drogas e 0% de alunos fora da escola.

Na oficina de teatro os participantes são acolhidos, assistem vídeos, filmes e leem textos sobre história da arte, história mundial, filosofia e sociologia, praticam jogos, dinâmicas e brincadeiras em grupo com enfoque na interação, integração e socialização, tem contato com método americano de  jogos teatrais da pedagoga Viola Spolin e método russo das ações  físicas de Constantin Stanislavski.

A oficina já esteve presente em diversos eventos públicos, com destaque: Campanha Contra Pedofilia, Campanha Drogas e Campanha Contra o Bullying, participou das Conferências da Promoção Social e da Criança e Adolescente municipal e regional. Desenvolveu e apresentou teatro diversas vezes em entidades, creches, escolas municipais, estaduais e representou a cidade no V Festival de Teatro da cidade de São Miguel Arcanjo e IV Festival de Teatro de Sarapuí.

“As nossas riquezas precisam ser lapidadas e as nossas crianças merecem o melhor sempre e com certeza o teatro será o diferencial na vida de todos“, destacou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Márcio Souto de Proença.

“A oficina de arte vem a somar com as demais ações desenvolvidas, pois trabalha com a auto estima dos jovens. Nosso foco de trabalho é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitárias, e estimular a potencialidade dos assistidos”, explica a assistente social e  técnica responsável pelo serviço de convivência Aline Vendrami.

“É comprovado por publicações cientificas na área de prevenção e atendimento ao público em vulnerabilidade social que a ARTE e CULTURA é um caminho de desenvolvimento humano, ampliando a visão de mundo, sendo alternativa profissional,  valorizando a auto estima, proporcionando momentos de alegria e lazer”, afirma o pedagogo e professor técnico em  teatro pelo Conservatório Dramático “Carlos Campos” de Tatuí, com aperfeiçoamento no Teatro Escola Macunaíma em São Paulo, Alexandre Mendes.

Para fazer parte do serviço de convivência é necessário fazer sua inscrição no CRAS que fica localizado na Avenida Massaichi Kakihara, 1560 ao lado do posto de Saúde da Vila São Paulo e ter entre 12 a 18 anos incompletos.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br