Em ritmo de samba até o fim da folia

Especialista da área de saúde e bem-estar do Senac Itapetininga dá dicas para manter a energia e não ter dores no corpo

A festa mais animada do Brasil está chegando e promete muita diversão. Para quem vai curtir o Carnaval, são necessários alguns cuidados para manter o bem-estar antes e depois do samba. Juciney Borges, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Itapetininga, dá dicas para ajudar os foliões a encarar os quatro dias de festa.

Segundo a docente, durante o período, o ideal é manter o organismo hidratado com a ingestão de água, sucos de frutas e água de coco, pois ajudam a repor os sais minerais perdidos no suor e recompõem as energias. Além disso, ter uma alimentação leve é essencial para aproveitar a folia sem aquela sensação de inchaço e estômago pesado. “Dê preferência para comidas que proporcionam energia, como os carboidratos e também as frutas, que são de fácil digestão. Evite alimentos gordurosos e pesados, como frituras e carnes”, orienta.

Também é indicado utilizar roupas leves que facilitam o movimento e a transpiração, como algodão e nylon. Juciney alerta também para a escolha do calçado – item fundamental para o conforto durante matinês, bloquinhos e bailes. “O mais indicado é usar sapatos fechados, de preferência tênis e modelos anatômicos e flexíveis. Evite sandálias abertas, chinelos e rasteirinhas, pois os pés ficam mais expostos a pisões e também salto alto, pois podem provocar machucados e bolhas, além da pessoa se desiquilibrar e cair”, conclui.

Para relaxar os pés após um dia intenso de folia e prepara-los para o dia seguinte, a docente do Senac Itapetininga dá algumas sugestões de escalda-pés.

Receita 1

Ingredientes:

8 xícaras de chá de camomila sem adoçar

Modo de fazer:

Despeje o chá em uma bacia e deixe os pés imersos por 30 minutos.

Receita 2

Ingredientes:

3 fatias finas de laranja e bolas de gude para massagear a planta dos pés

Modo de fazer:

Coloque os itens em uma bacia com água morna e deixe os pés por 15 minutos.

Receita 3

Ingredientes:

Uma colher de chá de sal grosso ou sal marinho

Ervas aromáticas a gosto, como camomila, erva doce, hortelã, capim-limão e também pétalas de flores.

Modo de fazer:

Coloque água morna em uma bacia até o tornozelo e adicione os ingredientes. Deixe os pés imersos entre 15 e 20 minutos.

Formação em na área

Para os interessados em capacitações na área de saúde e bem-estar, o Senac Itapetininga está com inscrições abertas para o curso Técnico em Massoterapia. Com carga horária de 1.200 horas, o curso prepara o aluno para realizar práticas massoterapêuticas baseadas em técnicas ocidentais e orientais com foco no equilíbrio físico, emocional e energético do ser humano. As aulas têm início no dia 21 de maio, com horário de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30.

Informações sobre calendário, áreas de estudo, documentos necessários e inscrições, podem ser obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/itapetininga ou na própria unidade, localizada na Rua Dom Joaquim, 495 – Centro.

Serviço:
Técnico em Massoterapia
Data: a partir de 21 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30
Local: Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/itapetininga





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br